Chuva de santinhos nas zonas eleitorais de Campos

Política

Apesar de ser crime eleitoral, a tradicional chuva de santinhos ocorreu em Campos, assim como em todas as eleições. Na manhã deste domingo (2), a equipe do Jornal Terceira encontrou o chão repleto de panfletinhos de diversos candidatos por onde passou. A prática ocorre normalmente na véspera das eleições, mediante o espalhamento proposital de grande quantidade de material de propaganda pelas vias públicas. A pena para quem for flagrado derramando panfletos na véspera ou dia da eleição é de detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e pagamento de multa.

É importante lembrar que  a propaganda de boca de urna também é proibida e a punição é detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa.

No dia da eleição, é proibido o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata; a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna; a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. Vale destacar também que, no dia da votação, somente o eleitor pode manifestar-se, demonstrando sua preferência apenas por meio da utilização de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *