O Porto do Açu, único porto-indústria privado do Brasil e um dos maiores investimentos em infraestrutura no país, fortalece seus investimentos em conscientização e segurança para o trânsito na parceria firmada com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, ao aderir ao Programa Empresa Laço Amarelo.
O Açu cresce de maneira notável desde o início de suas operações, em 2014, como solução logística eficiente para alavancar a competitividade brasileira. Administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística e o Porto de Antuérpia Bruges Internacional, é pioneiro em digitalização e inovação. Possui o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 30% das exportações brasileiras de petróleo, ergue o maior parque a gás natural da América Latina e abriga a maior base de apoio offshore do mundo. Ao todo, já são 18 empresas instaladas no complexo portuário. Prevista para os próximos cinco anos, a industrialização do Açu terá como base projetos com menor emissão de carbono e geração de energia limpa para incrementar suas matrizes energéticas sustentáveis.
Com a adesão ao programa Empresa Laço Amarelo, o Porto do Açu tem acesso a todo o conteúdo, estudos e pesquisas sobre o trânsito, além do direito de utilizar o selo Laço Amarelo em seus produtos. Dessa forma, o empreendimento reforça seu investimento na segurança viária para toda a sociedade.
O programa Laço Amarelo é desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, que busca, em parceria com empresas, entidades e municípios, combater os altos índices de sinistros de trânsito no Brasil, por meio de programas, propostas e ações de conscientização para a construção de um trânsito mais seguro e humano.