Quissamã: Parada Pedagógica avalia alunos no pós-pandemia

Educação

Está sendo de suma importância para os alunos, inclusive para o meu filho. Com a Parada Pedagógica, ele evoluiu bastante”. Este é o relato de Alessandra Pedrosa, mãe do pequeno Arthur, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes e que faz parte do projeto de recuperação da aprendizagem Parada Pedagógica.

Elaborado pela Secretaria de Educação de Quissamã, a Parada Pedagógica foi iniciada logo no 1º semestre do ano letivo de 2022 para mais de 3 mil alunos da Educação Infantil (Pré-I e II), anos iniciais e finais do Ensino Fundamental em 12 escolas da rede municipal. Segundo a secretária de Educação, Helena Lima, é um planejamento criado para minimizar os impactos da pandemia e proporcionar a consolidação da alfabetização.

“Durante a pandemia, demos continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, com atividades supervisionadas por meio de módulos estruturados, garantindo aos nossos alunos atividades e continuidade da aprendizagem, sempre em parceria das famílias. Após esse período, houve a necessidade de realizar o processo de recuperação de aprendizagem por meio da proposta da Parada Pedagógica, que tem objetivo de consolidar a alfabetização, algo tão importante para que nossos alunos possam dar continuidade à sua vida acadêmica”, destacou.

Os alunos participam de atividades voltadas à leitura e escrita, inseridas à carga horária diária. Durante duas horas, são agrupados por níveis de aprendizagem em letras, palavras, frases, parágrafos ou textos, para que possam ser estimulados nas habilidades e competências que precisam ser intensificadas. Os professores elaboram atividades lúdicas para viabilizar a aprendizagem, fazendo com que os alunos avancem até atingir o grupo de texto.

No 2º semestre do ano letivo, a 1° etapa da proposta teve 40 dias de duração. No período, cerca de 60% dos alunos avançaram de grupos. Na 2° etapa, as atividades estão avançando nos seus objetivos e tem duração de um bimestre.

“Em outubro, iniciaremos a última etapa, que tem objetivo de consolidar esses avanços e mapear quais alunos ainda necessitam de maiores suportes e ajustes, para que todos estejam alfabetizadas e assim possam avançar nos demais direitos de aprendizado previstos pela BNCC, a Base Nacional Comum Curricular”, finalizou a Secretária, Helena Lima.

Consolidação da aprendizagem
A Parada Pedagógica ajudou o aluno da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, Arthur Pedrosa, de 10 anos, a evoluir na elaboração de seus textos sobre sua paixão por futebol e games. “Sou do quinto ano e faço Parada Pedagógica dos textos. A gente aprende a fazer um parágrafo e um texto inteiro”, disse o Arthur, que estava acompanhado da professora Luane Gomes.

O resultado é comemorado por quem acompanha bem de perto a rotina diária do projeto. É o caso da mãe, Alessandra Pedrosa, e da professora Aline Almeida.

“Está sendo de suma importância para os alunos, inclusive para o meu filho. Ele tinha dificuldade em relação à produção de texto, e com a Parada Pedagógica ele evoluiu bastante. Hoje sabe elaborar um texto melhor, a escrita melhorou, a leitura. Estou achando muito bacana o Projeto. Estou muito feliz e espero que ele evolua mais, assim como todos os alunos”, comentou a mãe Alessandra Pedrosa.

Atenção especial aos alunos
A Professora Aline Almeida, trabalha em sala de aula com grupo de letras. Pela manhã, acompanha a turma do 4º ano do Fundamental e à tarde turmas do 3º ano.

“Oportunidade única, que rendeu resultados positivos. Trabalhamos de forma diferenciada com eles em sala de aula, de acordo com as habilidades que precisavam desenvolver. Nesses reagrupamentos nas salas, pudemos dar muita atenção aos alunos que precisavam aprender o alfabeto, o som das letras, precisavam iniciar o processo de escrita e leitura. Tivemos oportunidade de um atendimento específico e individual em várias circunstâncias para que essas crianças se apropriem da leitura e escrita”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *