São João da Barra é o primeiro município do interior do Estado do Rio a contar com uma unidade exclusiva para atendimento cardiológico mantida pela Prefeitura. A prefeita Carla Caputi inaugurou na tarde desta terça-feira, 4, o Centro Municipal de Cardiologia, que já começa a funcionar esta semana em um espaço que vai oferecer consultas e exames pelo SUS. A unidade fica na Rua do Sacramento, 146, no centro da cidade, perto dos Correios.
Além das consultas cardiológicas para adultos e crianças, o Centro Municipal de Cardiologia vai realizar exames de eletrocardiograma, ecocardiograma comum e com Doppler, holter, mapa e contará também com reabilitação cardiológica. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e os pacientes serão encaminhados pela regulação, a partir da indicação médica feita nas unidades de saúde de todo o município. O espaço passa a concentrar todo o atendimento cardiológico do primeiro distrito, mas a população continua tendo acesso a consultas cardiológicas nas unidades de Mato Escuro e Barcelos.
Participaram da solenidade de inauguração a secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés, o subsecretário Pedro Bastos e a coordenadora geral de Saúde, Ardalla Felippe, além do cardiologista Rafael Chácar, coordenador médico do Centro Municipal de Cardiologia, que falou sobre a qualidade do atendimento oferecido à população. “Temos a melhor equipe de profissionais e equipamentos de ponta, de alta tecnologia, para proporcionar aos sanjoanenses um atendimento humanizado, que é nossa principal meta”, ressaltou o médico, conscientizando sobre a necessidade do serviço de excelência para tratar das doenças cardiovasculares, que são a principal causa de mortes no país.
A prefeita Carla Caputi destacou que a inauguração do Centro Municipal de Cardiologia era um desejo muito aguardado pela população e antecipou que nos próximos dias serão anunciados novos investimentos na saúde pública e em outras áreas. “Depois do período difícil que passamos durante a pandemia, que nos obrigou a adiar muitas ações para darmos prioridade absoluta aos esforços para combater à Covid-19, estamos finalmente retomando o ritmo de novos projetos, novas obras, e tudo isso só está sendo possível porque assumimos uma Prefeitura financeiramente equilibrada, organizada. Em cada canto do município há muitas coisas acontecendo, muitos investimentos estão sendo feitos, e faremos muito mais”, disse a prefeita.
Arleny Valdés reforçou o compromisso de oferecer à população um atendimento humanizado. “Contamos com uma equipe capacitada para atender adultos e crianças e realizar todos os exames diagnósticos necessários para o acompanhamento, assim como a sala de reabilitação cardiológica. Desta forma estaremos otimizando o atendimento de um grande problema de saúde do município que são as doenças cardíacas, diminuindo as complicações”, informou a secretária.