Parlamento Jovem e homenagem aos professores dia 19 na Câmara de São João da Barra

Política

Conhecer como funciona o trabalho legislativo e exercer o papel de vereador por um dia. Esse é o principal objetivo do Parlamento Jovem Municipal, que a Câmara de São João da Barra vai promover na próxima quarta (19), às 15h. A novidade desta edição é que, após o evento, a Casa vai fazer também a outorga do Prêmio de Honra ao Mérito Professores Alcy Gomes Barreto Viana e Dircélia Amaral Cravo – comenda instituída este ano para homenagear nove professores do município.

No Parlamento Jovem, que já é tradição na Câmara sanjoanense, cada vereador vai indicar um estudante que esteja cursando o ensino médio para participar do projeto. No plenário, como se estivessem em uma sessão, eles vão poder apresentar seus próprios requerimentos e indicações. A iniciativa visa possibilitar a vivência do processo democrático, compreendendo atividades de caráter informativo relativas ao exercício da cidadania e elucidativas do funcionamento do Poder Legislativo.

Como começou – O Parlamento Jovem Municipal foi criado pela resolução nº 143/2013, de autoria dos ex-vereadores, Alex Firme e Aluizio Siqueira. Já o Prêmio de Honra ao Mérito Professores Alcy Gomes Barreto Viana e Dircélia Amaral Cravo foi instituído este ano, pelo projeto de resolução nº 005/2022, aprovado na sessão do dia 10 de junho, com autoria do vereador Analiel Vianna.

A proposta é que cada vereador escolha um docente para prestar a homenagem. Para receber o prêmio, os educadores precisam atuar no município (em instituições públicas ou privadas), ter atuado e contribuído para a melhoria da qualidade de educação por meio de experiências pedagógicas bem sucedidas, servir como exemplo à sociedade pela sua dedicação ao ensino e não ter sofrido nenhuma penalidade no exercício da função, inclusive advertência escrita.

– Estamos felizes em poder dar continuidade ao Parlamento Jovem, no qual cada aluno chega aqui trazendo o seu olhar sobre as necessidades de nosso município e esse debate é muito enriquecedor. Ressaltar também que este ano teremos a novidade de poder homenagear os professores cujo trabalho é essencial para a vida humana, colaborando para a formação de cidadãos mais conscientes – destacou o presidente da Câmara, Elisio Rodrigues.

Exemplos – Alcy Gomes Barreto Viana faleceu em abril de 2021, aos 40 anos. Licenciado em matemática, era professor da rede municipal e também diretor da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, no Açu. Já a professora Dircélia Amaral Cravo faleceu em maio de 2021. Foi a primeira diretora da Escola Municipal Amália Soares de Almeida, na localidade do Carrapicho (Atafona). Começou a lecionar em 1981 e, por último, estava na equipe da Secretaria de Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *