Equipes da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) atuam na pavimentação de 3.980 metros de vias, localizadas em seis localidades. A maioria destes investimentos em infraestrutura são custeados com recursos próprios, o que gera economia para a municipalidade.
Em Floresta, três vias são contempladas atualmente. A rua Projetada Um, com 160m, está em fase final. Já nas ruas Projetadas Dois e Três, a pavimentação começará na semana que vem. Juntas, elas somam 160m.
Na localidade de Travessão de Barra, o trabalho foi concluído na rua Valdomiro e suas três vias transversais, que totalizam 735m. Os servidores agora atuam na rua Capitão Rangel, de 515m.
O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira, explicou que as obras executadas com recursos próprios geram uma economia de aproximadamente 50%. “Se fôssemos contratar uma empresa, o valor dobraria. É essa economia que tem possibilitado tantas pavimentações em diferentes regiões do município”, explicou, destacando o trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos.
Na praia de Sossego, está em fase final os trabalhos realizados no trecho de 580m das ruas Felipe Téles Manhães e Bom Jesus. Já a rua A, com 170m, começou a receber as obras de pavimentação recentemente.
No litoral são franciscano, outras localidades recebem ações deste tipo. Em Guaxindiba a rua do Piri foi contemplada. A via de cerca de 580m conta com aproximadamente 60 residências conta com obras em execução.
Quanto à rua Maximiliano de Andrade, em Gargaú, os trabalhos estão concentrados nos equipamentos de escoamento de água. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, esta é a maior rua do município a ser pavimentada com intertravados. A pavimentação foi ampliada de 1.100 metros para 1.213 metros para contemplar trecho de retorno.
Em Santa Clara, por sua vez, recebem as obras as ruas Dirceu Dias da Silva e Geraldo Francisco Varela. Os trechos contemplados compreendem aproximadamente 160 metros e são a ligação entre a orla e Avenida Principal. O investimento total é de cerca de R$ 320 mil, por meio de parceria com o Governo Federal.
A prefeita Francimara Barbosa Lemos destaca que o volume significativo de ações evidencia o comprometimento e responsabilidade com dinheiro público. “Nossa cidade está em constante desenvolvimento e a destinação de recursos para infraestrutura contribuem para melhorar o fluxo de veículos e também de pedestres, já que todas as obras contemplam a pavimentação das calçadas”, afirmou.
Praça de João Pessoa — No Parque de Exposições Raul Henriques Lemos, os trabalhos de pavimentação com intertravados e construção de meio-fio de três ruas internas também foram concluídas. A inauguração ainda não foi realizada devido ao período eleitoral, seguindo recomendação da Procuradoria Geral do município.