Galerias pluviais com grades quebradas e cheias de lixo fazem parte da rotina dos moradores dos bairros Bela Vista e Imperial, em Campos dos Goytacazes. Os riscos de acidentes são frequentes, sobretudo para pedestres e ciclistas. Entretanto, motoristas também podem ser surpreendidos com os buracos abertos, principalmente em dias de chuva quando alguns trechos das vias costumam alagar.
Moradores procuraram a reportagem para relatar os problemas. As imagens registradas revelam o estado de abandono das galerias. Algumas estão com grades parcial ou totalmente destruídas. A quantidade de lixo impressiona em alguns pontos. Há quem insista em jogar lixo na rua que acaba ocupando os espaços sem proteção.
Jorge Elias é morador do Parque Imperial. Ele se preocupa com riscos de acidentes. “Algumas pessoas costumam andar fora das calçadas e são supreendidas com os buracos abertos. Os idosos correm mais riscos de caírem e se acidentarem”, conta.
O vendedor Tiago barreto mora no Bela Vista. Ele diz que os bueiros abertos estão principalmente nas pistas da Avenida Lourival Martins Beda, prolongamento da RJ-216. “No meu bairro não tem rede de esgoto. Eu passo pela avenida que divide os dois bairros todos os dias. Observo que em vários pontos da cidade há bueiros abertos com o mesmo problema também. É preciso resolver essa questão, pois está feia a situação”, opina.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campos. Por meio de nota, a Secretaria de Obras e Infraestrutura informou que “enviará equipe ao local para agilizar a limpeza das galerias, lembrando, ainda, que o Parque Bela Vista receberá estrutura completa do programa Bairro Legal, que está em processo de licitação, por meio de uma parceria da Prefeitura de Campos com o Governo do Estado”, conclui.