A Caixa Econômica Federal congelou por 24 horas a liberação de empréstimos consignados com base no Auxílio Brasil solicitados nesta segunda-feira (24). A decisão atendeu a uma determinação do TCU, que cobrou esclarecimentos sobre a concessão de crédito para os beneficiários do programa social.
“Nos contratos que foram celebrados na data de hoje, a CAIXA informa que não há previsão de liberação de valores financeiros referentes a essas solicitações, nas próximas 24 horas, cumprindo automaticamente a prudência recomendada”, disse o banco, em nota.
A recomendação foi dada pelo TCU após o Ministério Público de Contas pedir a análise dos procedimentos adotados pela instituição financeira para a concessão de empréstimos consignados do Auxílio Brasil.
Para o subprocurador-geral do MP de Contas, Lucas Rocha Furtado, há suposta “utilização com finalidade meramente eleitoral e em detrimento das finalidades vinculadas do banco”.
Furtado também solicitou que a Caixa se “abstenha de realizar novos empréstimos consignados para os beneficiários do Auxílio Brasil até que essa Corte de Contas se manifeste definitivamente sobre o assunto”.