A Subsecretaria de Iluminação Pública firmou parceria social com a Enel Distribuição Rio, que está doando 62 geladeiras para famílias em vulnerabilidade social, vítimas das cheias do Rio Paraíba do Sul este ano. A entrega acontece nesta terça-feira (25), às 9h, no auditório do Prefeitura de Campos. A ação conta, ainda, com apoio da secretaria municipal de Desenvolvimento Humano Social. A concessionária também estará fazendo a entrega de 10 geladeiras em São João da Barra na quarta-feira (26). Ao todo serão entregues 72 geladeiras nos dois municípios.
– Restabelecemos uma relação institucional com a Enel e estamos conversando sobre novas parcerias. Pegamos cadastro com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, onde consta a lista com os nomes das pessoas em vulnerabilidade, que sofreram com as cheias do Rio Paraíba, no início do ano – informa o subsecretário de Iluminação Pública, Diego Dias.
A iniciativa integra uma série de ações solidárias que a Enel Distribuição Rio tem direcionado à população das localidades mais afetadas com chuvas, recentemente. Após o temporal que atingiu Petrópolis, em fevereiro, a distribuidora doou três mil kits de higiene básica e 400 cestas básicas aos moradores, além de arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal em suas lojas de atendimento. Em agosto, a Enel também doou 100 geladeiras aos moradores de Angra dos Reis, afetados por temporais, em parceria com a prefeitura do município, durante a Caravana EnelPorVocê.
Além da ação em Campos dos Goytacazes e São João da Barra, a Enel Distribuição Rio também doará geladeiras para vítimas das chuvas dos municípios de Petrópolis, Itaocara e Angra dos Reis, no próximo mês. Ao todo serão doadas 400 geladeiras e 1.200 lâmpadas de LED para famílias carentes até o final de novembro de 2022.
“Retomamos o projeto pela região Norte para beneficiar aqueles clientes que foram afetados pelas chuvas que atingiram a localidade. Acreditamos que os equipamentos novos contribuirão com a melhoria das condições de vida e orçamento familiar dessas pessoas”, explica Leonardo Soares, responsável por Sustentabilidade na Enel Distribuição Rio.
A doação de geladeiras aproveita a estrutura do programa Enel Compartilha Eficiência, que promove troca de refrigeradores para clientes da distribuidora de diferentes municípios. As geladeiras doadas têm selo Procel de economia de energia, e podem consumir até 70% menos energia do que modelos antigos. Em watts, esse valor representa, para um aparelho antigo, o consumo médio de 90kWh/ mês, enquanto um novo consome somente cerca de 24kWh/hora/ mês.