O projeto “Segurança Integrada: a Busca pelos Jovens da nossa Cidade!” teve início em São João da Barra na terça-feira, 25, com palestras na Escola Municipal Amaro de Souza Paes, em Grussaí. Implantada pela Prefeitura, a iniciativa tem como objetivo implementar nas escolas municipais trabalho preventivo, com enfoque em temas variados, que contribua para a formação do aluno enquanto cidadão consciente de suas ações, além de englobar ações específicas de incentivo à prática esportiva, atendimentos individualizados e acompanhamentos do aluno e da família.
O tema abordado nesse primeiro encontro foi “Prevenção às drogas”, apresentando de forma clara e objetiva os efeitos e consequências maléficas à vida humana em todos os seus aspectos: físico, psíquico e social. O projeto é desenvolvido pelas secretarias municipais de Segurança Pública, Educação e Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Assistência Social e Direitos Humanos e visa atender alunos do ensino fundamental II. A próxima palestra acontece na quinta-feira, 27, no Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea II), também em Grussaí.
As palestras são ministradas por agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal que visitam as unidades escolares para conhecerem a realidade dos alunos. Juntamente com a equipe técnico-pedagógica de cada escola é feito um alinhamento de ideias e um planejamento de ações a serem executadas. Essas visitas são importantes também para criar vínculo com os estudantes no ambiente escolar.
“Esse trabalho desenvolvido através de palestras informativas e de conscientização é fundamental para proporcionar aos alunos um momento de reflexão sobre a importância e valorização pela vida. Estimula também mudanças de possíveis maus hábitos e de condutas inadequadas”, declarou o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, ressaltando que esse trabalho visa ainda evitar que os jovens se envolvam com a criminalidade em função da relação de proximidade.