O Kitesurf é um esporte aquático que tem crescido bastante em São João da Barra. A fim de oferecer mais segurança aos esportistas e banhistas, a vereadora Joice Pedra apresentou requerimento, na sessão desta terça (1º), sugerindo à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a cessão de uso de uma área delimitada, na orla de Grussaí para atividades de pouso e decolagem de Kite. Em outro requerimento, Joice pediu à Secretaria de Turismo, a implantação de programas de incentivo ao esporte, nas orlas de Grussaí e Açu, com várias modalidades, oferecendo, nos finais de semana, serviços de saúde voltados para atividades físicas: nutrição, peso, altura, aferição da pressão arterial, teste de glicose.
Já o vereador Júnior Monteiro indicou a reforma dos campos de futebol de Cajueiro e do bairro Nossa Senhora Aparecida (Grussaí). Junior também fez indicação ao Executivo, sugerindo a criação de espaços culturais e esportivos para os jovens e idosos de São João da Barra. Franquis Arêas solicitou a reabertura das academias populares do município, com a presença de professores de educação física para orientar os munícipes.
Obras – Chico da Quixaba requereu à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a construção de quebra-molas ou tachões, com a devida sinalização, na Rua Lúcio Paes Soares, em Barcelos. Carlos Machado da Silva (Kaká) solicitou a colocação de quebra-molas ou tachões na Rua Carmelita Moraes Nacif, em Atafona. Por meio de requerimento verbal, Sônia Pereira solicitou a limpeza do valão da Cehab, em Atafona – se possível, com a presença de pescadores.
Por meio de requerimento à Cedae, Franquis solicitou o serviço de extensão da rede de água potável da Estrada do Cardeiro até Capela de São Pedro, no 5º Distrito. Ao Governo do Estado, o edil Kaká requereu a implantação de um posto do Detran na sede do município. O presidente da Casa, Elisio Rodrigues, fez indicação à Prefeitura, cobrando a colocação de placas indicativas de logradouros e pontos turísticos em todo o município. Segundo ele, essa demanda foi apontada pelos recenseadores que estão atualmente fazendo o Censo e que relataram dificuldades para encontrar residências. “Peço ao Executivo que possa fazer um mapeamento e sinalizar todas as ruas para facilitar o trabalho de não só dos recenseadores, como também das pessoas que trabalham com delivery”, disse Elisio.