A obra de drenagem, com um quilômetro de extensão, na Estrada Principal de Sabonete, quinto distrito de São João da Barra, prosseguiu nesta sexta-feira, 4, com a colocação de 400 metros de tubos ocres de 150 mm. A intervenção já avançou nos sistemas de retenção e bombeio, além da instalação de 600 metros de tubos ocres de 150 mm e a limpeza de 2,3 km da vala de drenagem, que interliga a obra ao Canal São Bento. As próximas etapas são a de conclusão do padrão de energia e a de instalação para conclusão do sistema de bombeamento.
O serviço, orçado em R$ 150 mil, está sendo executado pela Prefeitura com recursos próprios. A previsão é que a obra, iniciada no mês passado, fique pronta no final de novembro. O sistema desenvolvido de bombeamento — instalado em jogos de manilhas com diâmetro de 1 metro — receberá a água da chuva e direcionará, por meio de tubulação, para a vala de drenagem já existente.
— A intenção em realizar essa obra foi evitar o alagamento desta importante via na localidade de Sabonete, minimizando os transtornos ocasionados aos comerciantes, transeuntes e moradores — relatou a secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Marcela Toledo.
A secretária destacou, ainda, que serviços estão sendo realizados em diferentes pontos do município. “Atuamos com equipe de limpeza e desobstrução de galerias, bueiros e valas de escoamento em todas as localidades. Seguiremos o cronograma de atendimento pelo Açu e já realizamos diversos serviços na sede do município, Atafona, Grussaí, Cajueiro e Barcelos”, acrescentou Marcela, ressaltando que, além da obra de drenagem que está sendo concluída em Sabonete, já foram colocadas várias manilhas de drenagem nas localidades do quinto e sexto distritos.