O prefeito Wladimir Garotinho vai receber, na próxima quinta-feira (10), em São Paulo, o prêmio “Casos de Sucesso em Saneamento”, do Instituto Trata Brasil 2022. Campos está entre as cidades contempladas pelo prêmio Casos de Sucesso & Inovação e Tecnologia, na categoria Esgotamento Sanitário, que avaliou os 100 maiores municípios brasileiros presentes no ranking do Saneamento.
Nos primeiros dois anos do Governo Wladimir Garotinho, os investimentos em saneamento, pela empresa concessionária Águas do Paraíba, chegam a R$ 66,5 milhões. E em 2023, mais R$ 40 milhões serão aplicados, na integração sinérgica de esforços de planejamento, gestão e execução de obras de infraestrutura e ações de proteção social pela Prefeitura de Campos, oferecendo à população melhoria da qualidade de vida.
A premiação também é fruto dos investimentos em saneamento feitos na gestão Rosinha Garotinho, com a implantação de diversos programas como os Projetos Águas do Interior, Bairro Legal, Morar Feliz, Esgoto Zero em Guarus. Atualmente, mais de 98% da população campista têm água tratada de qualidade e em quantidade. O município tem 47 estações de tratamento de água autônomas e descentralizadas, atendendo a 102 localidades incluindo toda a zona urbana, distritos e interior.
De acordo com o Ranking Nacional de Saneamento do Instituto Trata Brasil, com base em dados oficiais e credibilizados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), do Ministério de Desenvolvimento Regional do Governo Federal, Campos dos Goytacazes é considerado o terceiro melhor município em serviços de água e de esgoto (coleta e tratamento) do Rio de Janeiro. Com mais meio milhão de habitantes, está entre as 50 maiores e melhores cidades do país em saneamento no Ranking do Instituto Trata Brasil.
O município possui oito estações de tratamento de esgoto em funcionamento, atendendo a mais de 93% da população, transportado através de mais de 1.100 quilômetros de redes coletoras e 264 estações elevatórias.
Na Região Sudeste, entre as cidades destaques no setor estão, além de Campos, os municípios de Mauá (SP) e Uberaba (MG). As três cidades se destacaram positivamente por evoluir nos indicadores de coleta e tratamento de esgoto de 2011 a 2020.
Fonte: 3ºvia