O assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Charbell Kury, em uma live nas redes sociais, na terça-feira (8), demonstrou preocupação com o aumento de 5% para 17% nos casos de testagens positivas para Covid-19. “Campos recebeu comunicado do Estado demonstrando aumento exponencial de testes positivos para Covid e estamos experimentando este aumento progressivo de casos saindo de 5% de testes positivos para 17%. Ou seja, está triplicando, tanto no Sus quanto em laboratórios privados. Para o mês de novembro e dezembro deve surgir uma nova onda da doença e as análises genômicas mostraram que a Ômicron é dominante, mas estão surgindo as subvariantes da Ômicron que mostra a necessidade de continuar nossa proteção por vacina. Quem tomou a primeira e segunda doses, a proteção já acabou. Agora temos que focar nos reforços, que são a terceira e quarta doses. A guerra ainda não acabou. Cuide de você e cuide da sua família”, alerta Charbell.
A Secretaria Municipal de Saúde de Campos informou, por meio de nota, que está atenta a um possível aumento na procura por atendimentos em postos de vacinação e em locais de testagem de Covid-19 e não descarta a possibilidade de ampliação de atendimento caso necessário. A preocupação e o planejamento é sobre a circulação de uma subvariante Ômicron no país. Outra preocupação é quanto a quinta dose do plano de vacinação que previne a Covid-19.
De acordo com o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro, a quinta dose da vacina está disponível apenas para os imunossuprimidos: Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, uso de drogas imunossupressoras, pessoas com HIV, em uso de corticóides, com doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
“Não recebemos recomendação oficial do estado ou do Ministério da Saúde para iniciar a quinta dose na população como um todo. Dependemos disso e também de termos um quantitativo bom na rede de frios porque Campos tem uma população muito grande e, para intensificar a campanha, é precido deste estoque”, afirma Rodrigo.
Apesar da preocupação e alerta de Charbell, Rodrigo Carneiro informou que Campos não registrou aumento no número de casos de Covid-19. “Estamos atentos aos números das grandes capitais com a identificação da subvariante Ômicrom. Até o momento, em Campos não temos aumento significativo, nem de pessoas com quadros gripais nem de procuras nos postos de testagens. Mas estamos atentos a um provável aumento desta procura a partir da próxima semana e, se for necessário, aumentaremos a capacidade dos postos e dos locais de testagem”, falou.
Orientações – A população deve evitar infecção gripal, segundo Carneiro. “A pandemia não acabou e a Organização Mundial de Saúde manda seguir as recomendações. Os idosos e imunossuprimidos devem manter o uso de máscaras em locais públicos, principalmente onde há aglomerações em locais fechados. Seguimos vigilantes e pedimos para a populção tomar a terceira e a quarta dose para completar seu esquema vacinal”, finaliza Rodrigo.
Primeira morte em São Paulo – Uma mulher de 72 anos morreu no dia 17 de outubro. Ela ficou sete dias internada no Hospital São Paulo.
A confirmação da contaminação pela BQ.1 e do óbito foram divulgadas pelo governo do estado na terça (8).