O Hino Nacional é um símbolo da pátria, pois representa o povo e a valorização do país. Pensando nisso, o vereador de São João da Barra, Junior Monteiro, elaborou um projeto de lei, que aprovado esta semana, com o objetivo de tornar obrigatória a execução do Hino Nacional Brasileiro, pelo menos uma vez na semana, nas escolas da rede municipal de ensino. Um dos objetivos é promover o resgate da compreensão, valorização e o patriotismo dos alunos. O texto também sugere a execução do Hino do Município de São João da Barra. Para virar lei, a matéria precisa ser sancionada pela prefeita Carla Caputi.
O texto do PL diz que a execução dos dois hinos nas escolas municipais ocorrerá às segundas-feiras, no início de cada turno das atividades escolares, com o hasteamento da Bandeira Nacional.
Junior lembra que já existe uma lei federal (nº 12.031/ 2009) em vigor, determinando a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas de ensino fundamental, uma vez por semana.
– Esse projeto de lei tem por objetivo, o conhecimento e a valorização dos dois hinos, bem como a compreensão de seus significados; a valorização da Bandeira Brasileira e dos símbolos do município. Ele será importante também para ajudar no desenvolvimento do senso de cidadania e despertar o patriotismo nos alunos – destacou o vereador Junior Monteiro.