A Prefeitura de São João da Barra está implantando o Programa de Saúde Integral LGBTQIA+, que vai contar com equipe multiprofissional e atendimento adequado de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A previsão é que o programa comece a funcionar já no início do próximo ano e o primeiro passo é o cadastramento das pessoas transgêneras do município, que já está sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde.
“O objetivo do programa é acessar e apoiar pessoas LGBTQIAP+ através de profissionais da saúde que sejam amigáveis e aliados, com o intuito de garantir o atendimento adequado para aqueles que buscam tratamento. A equipe contará com endocrinologista, psiquiatra e psicólogo e haverá também orientação no âmbito familiar e na inserção social”, explica a coordenadora do programa, Manu Soares.
O cadastramento que está sendo feito segue formato definido em reunião com o Ministério Público Estadual (MP-RJ) e vai permitir ao poder público municipal identificar as demandas e necessidades da população transgênera de São João da Barra. Quem quiser ter acesso ao programa pode comparecer à Secretaria Municipal de Saúde (Rua dos Passos, 311) portando originais e cópias do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.
“Com a implantação do Programa de Saúde Integral LGBTQIA+ o município de São João da Barra irá contribuir para a eliminação da discriminação e do preconceito institucional e para a redução das desigualdades. Este é o papel do SUS como sistema universal, integral e equitativo”, afirma a secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés.