Em pouco mais de três meses, o Centro de Saúde do Pescador, em Atafona, já ultrapassou a marca de 400 consultas. Criado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura e a Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra, o projeto oferta atendimento aos pescadores e familiares semanalmente, com clínico geral, além de, uma vez por mês, consultas nas áreas de cardiologia, dermatologia, ortopedia e urologia. O principal objetivo é oferecer ao profissional da pesca, tradicional atividade econômica local, acesso aos serviços públicos de saúde dentro da sua realidade, com a rotina incerta de dias e horários de trabalho.
O Centro de Saúde do Pescador fica em um espaço anexo à sede da Pesca e Aquicultura — Rua Jorge Moreira da Costa, 16, Atafona. Além do atendimento médico, também é utilizado para realização de palestras, campanhas de imunização, orientações, testagens, entre outras atividades direcionadas à saúde do pescador. O espaço funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, para acolhimento ao pescador e agendamento das consultas.
— Nós que vivemos aqui e conhecemos a realidade da comunidade pesqueira tentamos instruir o pescador a participar das atividades de conscientização que realizamos e, sobretudo, que possam ter acesso a consultas. Devido à rotina de trabalho ou até mesmo por uma questão cultural, muitos pescadores não buscam atendimento médico. Agora, com o Centro de Saúde do Pescador, esse serviço está mais perto dele — destacou Roselma Pedra, que atua na coordenação do projeto.
Desde a inauguração, no dia 5 de agosto, o Centro de Saúde do Pescador mantém uma média de 130 atendimentos mensais. Foram 128 consultas no mês de agosto, 127 em setembro e 137 em outubro. Com os atendimentos já realizados na primeira metade de novembro, e que serão compilados no fim do mês, o número de consultas ultrapassa a marca dos 400 e a tendência é que passe dos 500. “Esse era um desejo antigo da classe pesqueira, porque sabemos a importância que tem o tratamento preventivo. E o Centro de Saúde do Pescador, criado pela prefeita Carla Caputi, oferece um atendimento especializado, de quem reconhece a rotina dos pescadores e de suas famílias”, pontuou o secretário municipal de Pesca e Aquicultura de São João da Barra, João Batista dos Santos Filho.
O Centro de Saúde do Pescador, que tem entre as especialidades o atendimento de urologia, também aderiu à campanha do Novembro Azul. Na sexta-feira, 18, aconteceu um encontro no qual a equipe do projeto orientou os pescadores sobre medidas de prevenção e combate ao câncer de próstata. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A única forma de garantir a cura é com o diagnóstico precoce.