BALNEÁRIO DE ATAFONA, EM SÃO JOÃO DA BARRA, RECEBE O FESTIVAL LITERÁRIO ENERGIA PARA LER

Eventos

Em um clima praiano, o mundo da cultura e entretenimento vai invadir o Balneário de Atafona, em São João da Barra, e encerrar a 2ª temporada do Festival Literário Energia para Ler que já percorreu 13 municípios do Norte e Noroeste Fluminense desde o ano passado. De 27 a 1 de dezembro, os são-joanenses vão viver dias inesquecíveis com a presença de atores, cantores, artistas locais, teatro, happy hour, uma biblioteca com mais de 5 mil títulos à venda e muito mais.

“Vamos fechar a nossa segunda temporada, em São João da Barra, com chave de ouro. Ano passado, iniciamos o festival visitando cinco municípios do Estado, sendo quatro da região e esse ano visitamos mais 10 cidades. Está sendo incrível, desafiador e sensacional levar cultura e entretenimento para o interior fluminense, porque sabemos que muitos não têm acesso a um evento de grande porte com artistas do cenário nacional e atividades que atendem todos os públicos”, explica o produtor técnico Flávio Valadares.

São 10 horas de programação por dia, iniciando sempre às 8h e encerrando às 18h com Happy Hour com artistas locais. Segundo Rodrigo Lobo, um dos produtores do evento, a edição de São João da Barra terá os tradicionais blocos carnavalescos da região, apresentação dos projetos culturais e educacionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Além de espetáculos infantis, dança, exposições de artesanato, saraus, lançamentos de livros e café literário.

Assim como aconteceu nas dez cidades que o festival percorreu em 2022, o ator da TV Globo Ricky Tavares vai dialogar com influenciadores da região sobre a importância do leitor digital e incentivar aos jovens a importância da cultura e do teatro na transformação social.

“Já dá vontade de chorar só de lembrar que embarcamos na estrada há quatro meses atrás. São tantas histórias que ouvimos nestes municípios, jovens transformados, crianças apaixonadas pela leitura, adultos encantados e professores motivados. O festival foi criado para transformar a vida das pessoas e por onde passamos plantamos a semente e tenho certeza que muitos vão crescer e florescer. A programação está belíssima, quem mora de São João da Barra, não vai se esquecer dos dias inesquecíveis. Convidamos a todos a reunir a família e os amigos neste grande projeto”, detalha Flávio.

O evento encerra no dia 1 de dezembro com um grande simpósio de Educação e Cultura que vai reunir os educadores da rede municipal de ensino. A programação é criada e apresentada pelos produtores Flávio e Rodrigo que há anos estão na estrada, incentivando os professores a não desistirem da área e lutarem pela educação pública de qualidade. O humorista Diogo Almeida participa do simpósio com o show “Vida de Professor” e a cantora Letícia Soares com o espetáculo “Brasil de todos os cantos”.

Ainda no último dia, os alunos que participaram do Concurso Luzes da Cidade serão premiados com tablets, bicicletas, livros e celulares. Os professores que foram destaque em 2022 receberão prêmios da Secretaria de Educação.

Dos 22 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, 13 foram contemplados com o projeto realizado pela produtora Motivos Produções com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Empresa Enel. A meta da empresa é fechar os outros nove municípios da região no próximo ano se receber apoio dos órgãos competentes.

“É com muita energia que incentivamos os pequenos, os adolescentes, os jovens, os adultos e a turma da melhor idade. Temos grandes parceiros nesta jornada, afinal, ninguém faz nada sozinho e ano que vem se tudo der certo fechamos os 22 municípios da região, faltam só nove. Quero agradecer a todos os 100 mil pessoas que foram contempladas direta e indiretamente pelo projeto neste ano, foi lindo e vamos fechar com chave de ouro em São João da Barra”, finaliza Rodrigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *