Realizada em três atos, a Noite Cultural, na segunda-feira, 28, no Palácio Cultural Carlos Martins, fez alusão ao Dia da Consciência Negra, homenageou artistas locais e contou com apresentações musicais, de dança e entrega certificados para alunos da oficina de pintura, além de lançamento de livro.
Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o evento chamou atenção para o racismo estrutural no bate-papo com o capoeirista e ativista social Gilbert Júnior (Totinho) e a assistente social Manuelli Batista Ramos. O Studio de Dança Israely Nogueira fez a apresentação da coreografia com a canção “Matar preconceitos”, encerrando o primeiro ato.
Homenagens ressaltaram o talento dos artistas que representam diversas manifestações culturais de São João da Barra e ainda houve o lançamento do livro “No prédio azul de Copacabana”, da escritora Vera Alves, residente no quinto distrito do município.
Encerrando a noite alunos da oficina de pintura, que acontece no Palácio Cultural com a artista plástica Márcia Coutinho, receberam certificados e o Grupo Vocal En-cantando, fechou o evento. A regência foi do músico Felipe Sena, com uma seleção de músicas da MPB, nas vozes de Sandra Helena Rangel Moore, Nelma Fernandes Berto, Nice Berto de Oliveira, Maria Clara Loureiro, Maria das dores Batista e Claudia Márcia Mariano.