São João da Barra vai receber, pela terceira vez neste ano, a unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos, no dia 22, das 7h às 15h. O ônibus ficará estacionado nas imediações do no Calçadão Jair da Graça Raposo, ao lado da Prefeitura. A campanha de doação de sangue sanjoanense é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Instituto Pela Vida – Doando Esperança e o Hospital Ferreira Machado.
Na primeira campanha deste ano em SJB, realizada no dia 26 de abril, 108 pessoas procuraram a unidade móvel. Dessas, 86 concluíram a doação, resultando na coleta de 62 bolsas de sangue. Já na segunda campanha, dia 28 de julho, compareceram 78 pessoas, 33 concluíram, e foram coletadas 33 bolsas. O objetivo é abastecer o banco de sangue do Hemocentro Regional, que funciona no Hospital Ferreira Machado, em Campos, e atende aos municípios do entorno.
Somente poderão doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com mais de 50 Kg, em boas condições de saúde, alimentado e que não tenham ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. No momento do cadastro, o doador deverá apresentar documento oficial com foto. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
Não há restrições para quem já contraiu a forma leve da Covid-19, porém é necessário esperar 30 dias para doar sangue. As pessoas que foram imunizadas com a vacina Coronavac só poderão doar após 48h, enquanto quem recebeu os imunizantes da AstraZeneca, Janssen e Pfizer, após sete dias.