A frente fria deve marcar presença em duas regiões brasileiras neste fim de semana. De acordo com a previsão do tempo divulgada pela Climatempo em boletim, tal condição climática é aguardada para o Sul e o Sudeste do país.
No Sul, a frente fria deve se afastar já no sábado (17), o que diminuiu o risco de temporais na região. No mesmo dia, contudo, o esperado para o Sudeste — sobretudo no estado de São Paulo — é exatamente o oposto, segundo a meteorologia.
“Uma nova frente fria chega e há risco de tempestades, com trovoadas e ventos moderados em São Paulo”, avisa a equipe da Climatempo. E isso deverá provocar chuvas, com risco de transtornos, no norte mineiro e no Espírito Santo.
Risco de transtornos pelo Brasil
Enquanto a frente fria se afasta do Sul e passa a agir no Sudeste, o risco de transtornos em decorrência das chuvas previstas para o fim de semana está ativo para quatro das cinco regiões do país. Isso porque esse problema pode ser registrado, além do Sudeste, no Centro-Oeste, no Nordeste e no Norte.
Previsão do tempo com frente fria, chuva e risco de transtornos
Confira o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para este fim de semana: sábado (17) e domingo (18).
Sul
- Sábado
A frente fria se afasta e o risco de temporais é menor. Mesmo assim, ainda há chance de chuva em quase toda a região. Apenas o Rio Grande do Sul, com exceção do norte e do leste, é que deve ter um dia de tempo firme.
- Domingo
Segue o tempo instável no Paraná e em Santa Catarina. As pancadas de chuva ocorrem entre a tarde e a noite, mas sem risco de transtornos. No Rio Grande do Sul o sol predomina na metade sul, com a umidade do ar fica baixa à tarde.
Sudeste
- Sábado
Uma nova frente fria chega e há risco de tempestades, com trovoadas e ventos moderados em São Paulo. Esse sistema se junta com o corredor de umidade e fortalece a chuva volumosa no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, com risco de transtornos.
- Domingo
Dia de muitas nuvens e chuva a qualquer hora no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais, ainda por causa do corredor de umidade. O volume de chuva pode ser alto também no Vale do Paraíba (SP). Pancadas isoladas e calor nas outras áreas sudestinas.
Centro-Oeste
- Sábado
O corredor de umidade se mantém ativo, o que favorece a chuva volumosa no norte de Goiás e no interior de Mato Grosso. Há risco de transtornos pontuais. Nas outras áreas da região, chuvas isoladas, com trovoadas.
- Domingo
O tempo segue instável. Tem chance de chuva volumosa no interior de Mato Grosso, em Goiás e no norte de Mato Grosso. Nas outras áreas a chuva é isolada e sem risco de transtornos.
Nordeste
- Sábado
Muitas nuvens e chuva a qualquer hora na maior parte da região. Há risco de transtornos na Bahia, no sul do Maranhão e no Piauí. Tempo firme apenas em uma pequena área que vai de Sergipe até o interior do Rio Grande do Norte.
- Domingo
A chuva perde força no interior do nordestino, mas ainda têm instabilidades e chance de pancadas na maior parte da região. Entre o norte do Piauí e o Rio Grande do Norte, e também do norte da Bahia até a Paraíba, a chance de chuva é menor.
Norte
- Sábado
A chuva segue bem espalhada por todos os estados da região. O Amapá já registrou toda a chuva esperada para dezembro e ainda há risco de temporais nos próximos dias. Chove forte também no Tocantins, no sul do Pará e no Amazonas — isso por causa da zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
- Domingo
O tempo segue instável em toda a região. No Amapá, por exemplo, a chuva será volumosa e, mais uma vez, há risco de transtornos. No interior do Pará e do Aamazonas os volumes devem ser significativos ao longo do dia.