EJA oferece nova oportunidade para concluir a educação básica

Educação

Presente em todos os distritos de São João da Barra, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) leva a oportunidade de retomar os estudos para quem precisou se afastar da sala de aula, possibilitando a qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. Os interessados em ingressar na modalidade devem procurar as unidades escolares que oferecem a EJA para mais informações. A idade mínima é de 15 anos, mas os menores precisam estar acompanhados do responsável para eventual matrícula.

O município oferece a EJA na E.M. Amália Soares de Almeida (1º segmento), E.M. Profª Dionélia Gonçalves dos Santos (2º segmento), E.M. Amaro de Souza Paes (1º e 2º segmentos), E.M. João Flávio Batista (1º e 2º segmentos), E.M. Maria Viana de Abreu (1º segmento), E.M. Elysio de Magalhães (1º e 2º segmento), CMEA Mato Escuro (1º e 2º segmento), E.M. Guilhermina Mendonça (1º e 2º segmentos) e E.M. Manoel Alves Rangel (2º segmento). O primeiro segmento compreende da I a IV fase (que equivale da alfabetização até a antiga 4ª série, hoje 5º ano do Ensino Findamental) e o segundo segmento vai da VI a IX fase — que corresponde à antiga 5ª à 8ª série, ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Coordenadora municipal da Educação de Jovens e Adultos, Joyce Sena explica que a modalidade visa a conclusão da educação básica. “A EJA é destinada a alunos a partir de 15 anos que não completaram o Ensino Fundamental. Muitos jovens não retornaram para sala de aula depois do período mais severo da pandemia. É importante resgatar esses alunos para completarem a educação básica”, ressaltou.

Atualmente, a EJA atende mais de 500 estudantes no município. As disciplinas estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, que define aprendizagens necessárias para o desenvolvimento do aluno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *