Beneficiários do Cartão Goitacá felizes com a garantia das ceias de fim de ano

Política

A entrega dos cartões do Programa Cartão Goitacá a mais 2.912 famílias e o anúncio do prefeito Wladimir Garotinho de antecipação da recarga de janeiro deixou todas as 10.592 famílias felizes com a garantia de que poderão fazer a ceia de Natal e Ano Novo. Os novos beneficiários receberam os cartões nesta quinta-feira (22), em cerimônia realizada no ginásio do Automóvel Clube Fluminense.

Foto: Ruan Barros 

“Eu estou desempregada e não tinha dinheiro algum para este Natal. Ontem eu pedi a Deus uma direção para saber o que fazer. Quando eu chego aqui, fico sabendo que o saldo de janeiro vai ser antecipado. Eu estou muito feliz porque na minha casa são 7 pessoas. Eu estou agradecida por todos”, disse a moradora do IPS, Norma Sueli, de 63 anos.

Foto: Ruan Barros

Para Aldineia da Silva, moradora do Parque Guarus, o Cartão Goitacá vai ajudar principalmente as pessoas que estão desempregadas. “As pessoas estão aqui porque realmente precisam. Para mim vai ser uma maravilha esse fim de ano. Veio a pandemia e eu fiquei desempregada. As coisas ficaram mais difíceis, mas eu acredito que o cartão vai ajudar não só nesse fim de ano, mas em outros meses”, explicou a beneficiária.

Foto: Ruan Barros

Já Jocilene Pereira, de Goitacazes, ressaltou que, como o preço dos alimentos está alto, a antecipação do saldo de janeiro foi um acerto. “Eu estou maravilhada e agradecida. Vai ajudar muito na alimentação porque está tudo muito caro. Chegou em bora hora essa antecipação do saldo de janeiro”, comentou.

SOBRE O PROGRAMA – Segundo a lei, aprovada na Câmara Municipal e Conselho Municipal de Assistência Social, estão sendo priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos; mulheres em situação de violência; e jovens egressos dos acolhimentos institucionais. E, ainda, ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador(a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda.

Foto: César Ferreira

A Prefeitura utiliza a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) para a seleção dos beneficiários, que são referenciados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para receber o benefício, as famílias devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI). A concessão do benefício deverá ser reavaliada anualmente pela equipe técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *