O Restaurante do Povo continua mantendo a segurança alimentar da população mais carente do município. São servidas três refeições diárias, café da manhã, almoço e jantar. Inaugurado no dia 09 de maio de 2021, o restaurante do povo já serviu mais de 800 mil refeições. O equipamento é fruto de uma parceria da Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, com o Governo do Estado, pelo Programa RJ Alimenta.
Para dona Sônia Maria Souza dos Santos, aposentada de 65 anos, além das refeições, o atendimento humanizado faz a diferença. “A comida aqui é ótima. A gente pode comer à vontade porque a comida é boa. Tem nutricionista e tudo. Além disso, as pessoas que trabalham aqui são ótimas.”
Por dia, a unidade serve 1.500 refeições, divididas nos três turnos de atendimentos. O café da manhã é servido a partir das 7 horas, seguido do almoço ao meio-dia e do jantar, a partir das 17h.
– Estamos garantindo a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade de social. Os usuários do restaurante se tornaram uma grande família. Temos frequentadores assíduos que utilizam o serviço como única opção de alimentação – comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.
As refeições também ajudam a dona Neide Barra, pensionista de 65 anos, a economizar.
“O restaurante ajuda a gente a economizar. As coisas estão caras e o dinheiro da gente não dá, mesmo a gente sendo pensionista. Eu tenho uma filha e uma nora dentro de casa. Se eu não economizar, como é que fica? Eu gosto de estar aqui para almoçar, ver os amigos.”
Para Ângela Costa Barreto, de 65 anos, que trabalha com serviço voluntário, o Restaurante do Povo faz a diferença na vida de muitos moradores da cidade.
“Eu trabalho como voluntária em uma igreja, então eu sei a importância desse lugar. Além da comida ser muito boa, eu gosto de vir pra cá porque os funcionários tratam a gente muito bem.”