Com a chegada do verão, o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra retoma os mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. Serão realizados seis no total, com 70 agentes de combate às endemias percorrendo diferentes áreas do município, sempre às sextas-feiras, entre os dias 13 de janeiro e 16 de fevereiro (relação das datas e locais ao final da matéria).
A proposta, de acordo com o NCZ, é reforçar o trabalho realizado de forma permanente no município, estendendo a visita a imóveis que costumam estar fechadas na baixa temporada. “Durante todo o ano percorremos os seis distritos combatendo o mosquito. O acesso, portanto, fica facilitado aos imóveis de veraneio e em um período em que há maior facilidade de proliferação”, disse o diretor do órgão, Marcos Machado.
Além das visitas aos imóveis para orientação aos proprietários e eliminação e focos em ralos, caixas d’água, cisternas e em quintais, os agentes estarão nas ruas fazendo tratamento de bueiros, ruas, terrenos e coleta de material que possibilita o acúmulo de água, como garrafas e pneus.
O NCZ ressalta a importância de munícipes e turistas receberem os agentes e coloca à disposição para denúncias o telefone (22) 3199-9631 – ramal 213. O atendimento é das 8h às 17h.
Relação dos mutirões
13/01 – Atafona, Grussaí, Sede
20/01 – Açu, Barcelos e Palacete
27/01 – Atafona, Grussaí, Sede
03/02 – Atafona, Grussaí, Sede
10/02 – Açu, Barcelos
16/02 – Atafona, Grussaí, Sede