Vídeo: https://www.instagram.com/reel/CnSIPkihexz/?utm_source=ig_web_copy_link
A barra na foz do Rio Paraíba do Sul começou a ser aberta na manhã desta quarta-feira, 11. O trabalho é executado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com auxílio de duas retroescavadeiras cedidas pela Prefeitura de São João da Barra e tem previsão de ser concluído ainda hoje. Um canal ligará o rio ao mar, em uma extensão de aproximadamente 500 metros, para acelerar a vazão do rio.
A intervenção, de acordo com análise técnica do Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul, é necessária para diminuir a pressão d’água nos diques que margeiam o Paraíba e também o volume do rio, que na terça-feira se manteve na cota de 6,50 metros em São João da Barra, com um redução para 6,40 na manhã de hoje.
A Defesa Civil Municipal de São João da Barra segue monitorando o Rio Paraíba e prevê a chegada de mais água até sexta-feira, colocando em risco de rompimento pontos do dique entre Barcelos e a sede do município. Em uma ação conjunta envolvendo diversas secretarias municipais, vêm sendo realizadas ações em nove pontos que apresentaram vazamento de água nos últimos dois dias.
Acompanharam o início da abertura da barra representantes da Prefeitura de São João da Barra, entre eles a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, o coordenador de Defesa Civil, Marco Antônio Ribeiro e o chefe de Gabinete, Aluízio Siqueira, e representantes do Inea.
A secretária de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, Luciana Soffiatti, também acompanhou o início da abertura do canal, que fica no limite entre os dois municípios. Segundo ela, o aumento da vazão contribui para a diminuição do volume d’água que já atinge localidades às margens do Paraíba do Sul, como Campo Novo, Cacimbas e Gargaú, atingindo cerca de 500 pessoas.