Capacitação em manipulação de alimentos para ambulantes de SJB

Saúde

O Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura de São João da Barra iniciou nesta terça-feira, 10, no Cine Teatro São João, a “Capacitação em Noções Básicas de Higiene e de Manipulação de Alimentos”. A primeira turma contou com a participação de 30 ambulantes que atuam no município, que receberam orientações sobre boas práticas de manipulação de alimentos. Mais três foram formadas: uma nesta quarta, 11, das 13h30 às 16h30, e as outras nos dias 16 e 17, das 9h às 12h.

Os ambulantes ainda podem se inscrever para a capacitação, gratuitamente, de forma presencial até sexta-feira, 13, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua dos Passos, nº 311 – Sala 1 (Departamento de Vigilância sanitária), das 8h às 17h, ou pela internet, até domingo, 15, neste link (https://forms.gle/zPXBKWwR8iB8hfar8). Os interessados preencherão uma ficha com dados pessoais, com opção de escolha do dia para participar da capacitação. Até o momento 80 ambulantes efetuaram a inscrição.

— O papel da Vigilância Sanitária não é só punitivo, estamos desenvolvendo um trabalho de conscientização e educação sanitária que além de aproximar os ambulantes do setor, foi fundamental para identificar as demandas e explicar quais são as exigências antes de iniciar os plantões de fiscalização — enfatizou a coordenadora municipal de Vigilância Sanitária, Samia Damas, ressaltando que o primeiro encontro foi bem produtivo e que a expectativa é a mesma para os demais.

Para Maria de Lurdes Batista de Alcântara, 70 anos, que reside em Grussaí e atua como ambulante há 23 anos, essa capacitação foi importante para reforçar todos os cuidados que o manipulador tem que ter, bem como os cuidados com os alimentos e com o local de trabalho. “Atuo nos eventos aos fins de semana preparando os lanches, enquanto o meu marido fica responsável pelo caixa e em servir a bebida”, disse Maria, que aprovou a iniciativa da Prefeitura em relação ao curso.

A capacitação está sendo ministrada por Rafael Costa, Rodrigo Calcaterra e Keila Bacelar, fiscais da Vigilância Sanitária do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *