Todos os cinco cães e quatro gatos disponíveis para adoção na feira promovida pela Prefeitura de São João da Barra na manhã deste sábado, 14, no Balneário de Atafona, ganharam novos lares. Além do preenchimento da ficha cadastral, cada tutor recebeu o certificado de adoção e orientações de uma médica veterinária sobre os cuidados com os animais.
As feiras de adoção são promovidas regularmente pelo Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) da Secretaria Municipal de Saúde. No ano passado foram 28 animais adotados em cinco feiras. Neste verão haverá também em Grussaí e no Açu, em datas ainda a serem definidas.
Moradora de Campos, a veranista Edileuza Pinheiro, apaixonada por gatos, adotou mais um na feira deste sábado. “Já cheguei a criar 22 gatos e atualmente, com este que adotei hoje, estou com quatro”. Pedro Milher, de 7 anos, convenceu a mãe Karinny Rodrigues e também se tornou tutor de um gato. “Não poderia deixar de atender ao pedido do meu filho e adotamos o primeiro animal de estimação da família, que já sai daqui com o nome de Frajola”, destacou a campista Karinny, veranista na praia de Chapéu de Sol.
Os irmãos Letícia, de 8 anos, e Artur de 2, tornaram-se tutores de um filhote de cachorro. “Tínhamos um cachorro em casa que morreu de velhice e levamos anos sem querer outro, pela tristeza com a perda. Mas hoje meu coração amoleceu e, pelos meus filhos, adotamos um cachorrinho”, comemorou a campista Jocilene Rangel.
Durante todo o ano, tutores temporários cadastram os animais no NCZ para que sejam adotados. Os cães e gatos são levados para as feiras pelas pessoas responsáveis pela inscrição. Caso não haja tutores interessados, eles retornam para as mesmas residências onde estão sendo temporariamente acolhidos.
Todos os animais adotados têm a primeira consulta veterinária assegurada pelo NCZ. “Nós entramos em contato com os novos tutores e agendamos a consulta para iniciarmos o tratamento de vermifugação e passarmos orientações referentes ao trato e cuidados com a saúde dos animais”, informa o diretor do NCZ, Marcos Machado.
Os novos tutores precisam ter mais de 18 anos e levar documentos de identificação. Quem tiver menos de 18 anos também pode visitar as feiras, mas para efetivar a adoção precisa do aval de um responsável legal. O NCZ também possui um serviço permanente de cadastro de pessoas interessadas em adotar um animal, mantendo contato com protetores que resgatam cães e gatos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3199-9631 – ramal 213.