A Secretaria Municipal de Cultura participou da reunião do Conselho Municipal de Cultura nesta quinta-feira, 26, no Palácio Cultural Carlos Martins, buscando formatar uma série de diretrizes para suas políticas culturais. A pauta principal foi a Lei Paulo Gustavo e a necessidade de construção de um plano de ação conjunto entre poder público e sociedade civil, embasado principalmente no segmento de audiovisual, foco da legislação aprovada.
A reunião debateu também sobre a utilização da verba da Lei Paulo Gustavo para o lançamento de editais que promovam o patrimônio material e imaterial de São João da Barra, previsto, inclusive, como tema central da Conferência Municipal de Cultura, inicialmente agendada para os meses de março e abril, que vai eleger o novo colegiado do Conselho para o próximo biênio.
O secretário da pasta, Gil Miranda, fortaleceu a importância de ampliar o debate com a sociedade e a divulgação das informações para os fazedores de cultura, aproveitando para declarar dados preliminares do mapeamento cultural realizado durante as reuniões distritais e a publicação do calendário turístico-cultural. “O calendário é norteador das principais ações governamentais com foco na cultura e objetivamos segui-lo à risca como fomento às políticas culturais que se desdobram em potencialidade turística”.
Também participou do encontro a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gleide Gomes.
O mapeamento cultural é um cadastramento dos fazedores de cultura e agentes culturais de São João da Barra com o objetivo de desenvolver o planejamento estratégico das ações. O formulário pode ser preenchido no Centro Cultural Narcisa Amália, na sede do município, além de estar disponível online (aqui).