Em sua 21ª edição desde a sua criação, o Projeto “Social + Perto” esteve nesta terça feira (31) na localidade de Espírito Santinho. A população da localidade e também de outros pontos da região Norte do município contaram com uma série de serviços essenciais que foram oferecidos na Escola Municipal Carlos Jardim da Cruz. O evento contou com a presença da primeira-dama Tassiana Oliveira e do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.
Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, o projeto aconteceu pela segunda vez em 2023. O principal objetivo do “Social + Perto” é levar serviços do governo municipal a população que vive em locais mais distantes da região central, como é o caso de Espirito Santinho.
Além da Secretaria, o evento acontece em parceria com as Secretarias de Serviços Públicos, de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia.
As pessoas da localidade contaram com assistência jurídica, atualização do CadÚnico, atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vacinação contra a Covid-19 e gripe, corte de cabelo, aferição de pressão e outros serviços importantes.
Uma dessas pessoas atendidas foi a dona Maria Ângela Rangel, de 64 anos. Para ela, a iniciativa de levar assistência para áreas distantes, como Espirito Santinho, ajuda muitas pessoas que não conseguem ir ao centro com frequência. “Eu sou de Morro do coco. Para ir ao centro resolver essas pendências, fica mais difícil porque é longe. Eu ainda tenho dificuldade para andar, então dificulta mais. Eu fui muito bem atendida e consegui atualizar o CadÚnico”, disse a aposentada.
A diretora da unidade escolar, Marta Lopes, falou da importância do projeto. “Quero agradecer o prefeito Wladimir pelo projeto e por essa equipe maravilhosa. Nós moramos em um distrito longe, onde as pessoas têm dificuldade de acesso. O projeto favorável à comunidade e estamos muito felizes”.
Em 2022, o “Social + Perto” realizou 7.502 atendimentos. E esse número vai ser ainda maior e abrangente, porque o projeto continuará a levar os serviços fundamentais para a população do interior do município.