O retorno à sala de aula precisou ser adiado para alguns alunos da rede pública municipal de São João da Barra devido a adequações nos prédios, inclusive com elevadores de acessibilidade e quadras poliesportivas em determinados casos. Estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Elysio de Magalhães, em Barcelos, e de 6º ao 9º ano da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa (Dofec), na Sede, vão começar o ano letivo no início de março. É o prazo para que a Secretaria Municipal de Educação prepare uma estrutura provisória com módulos climatizados, com todo aparato de segurança e logística. De acordo com a secretária Angélica Rodrigues, o calendário letivo será adaptado.
No caso do Dofec, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) já iniciaram o ano letivo, no dia 6 de fevereiro. Como as aulas são no período noturno, eles foram remanejados para o Ciep 265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira, que contava com salas disponíveis neste turno. No mesmo local, desde dezembro, a secretaria do Dofec funciona de forma provisória. A tendência é que os módulos climatizados para os estudantes dos dois turnos do 6º ao 9 ano sejam instalados também no Ciep.
No Elysio, os alunos do 6º ao 9º ano e da EJA foram para salas no Colégio Estadual Raimundo de Magalhães, cedidas pela Secretaria Estadual de Educação. Já os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental vão utilizar, a partir de março, os módulos climatizados que serão instalados na localidade. A secretaria, temporariamente, funciona em um imóvel na Rua Clemilton Silva Pinto, s/n, próximo ao Elysio.
— Os módulos climatizados contarão com todo aparato de saneamento, segurança, acessibilidade e logística. Pedimos aos nossos estudantes e seus responsáveis que se atentem a informações nos canais oficiais da Prefeitura e que, em caso de dúvidas, procurem a secretaria da unidade escolar para esclarecimentos. Sempre prezamos pelo bem-estar dos nossos alunos e colaboradores, e não medimos esforços para manter uma educação em alto nível — pontuou Angélica Rodrigues.
A secretária também falou sobre o andamento das obras nas escolas da Sede e Barcelos. “Daqui a alguns meses a prefeita Carla Caputi vai entregar a reforma dessas escolas. Uma reforma total, com troca de pisos, janelas, elevador de acessibilidade, uma estrutura ainda mais acolhedora. Sem contar com a tão sonhada quadra poliesportiva”, destacou.
Outra unidade que passou por alguns reparos foi a Escola Municipal Dionélia Gonçalves Santos, em Atafona. Por lá, as aulas serão iniciadas nesta segunda-feira, 13. Angélica esclarece que o calendário escolar será adaptado a cada realidade, para que os alunos da rede pública municipal não sejam prejudicados. “A Secretaria de Educação está providenciando tudo para que os alunos não tenham nenhuma perda”, concluiu.