O Programa Municipal de Combate à Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde promove nesta quarta-feira, 15, às 14h, na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Mato Escuro, uma palestra sobre prevenção e cuidados com a doença. O tema será apresentado pele médico Nebiton Pacheco e pela coordenadora do programa, Bianca Ernesto.
— O objetivo é alertar a população sobre o diagnóstico da doença, que deve e pode ser feito pelo médico clínico geral em qualquer unidade de saúde — explica Bianca.
O programa funciona na Policlínica Municipal de São João da Barra de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento médico é realizado na ESF de Barcelos todas as sextas-feiras às 14h, com encaminhamento da coordenação do programa.
O tratamento da hanseníase é feito por meio do uso de medicamentos antibióticos. Uma vez iniciado, em apenas quatro dias a pessoa deixa de transmitir a doença para outras pessoas. O uso dos medicamentos costuma ser prolongado, podendo durar mais de um mês, e o tratamento não deve ser interrompido, pois há risco de a bactéria se tornar resistente aos antibióticos.