Um grupo de pessoas da melhor idade do Rio de Janeiro esteve em Campos nesta quinta-feira (23), a fim de visitar os principais pontos turísticos do município. O grupo que pernoitou na cidade, teve a oportunidade, por meio da Subsecretaria de Turismo, de realizar o turismo histórico e cultural em Campos, com passeio no quadrilátero do Liceu, Praça São Salvador e, ainda, puderam experimentar o chuvisco, tradicional doce campista.
“Além de alimentar a economia do município, o turista sai de Campos com uma bagagem riquíssima em história. Com este grupo, estamos voltados para o turismo histórico, já passamos pelas pontes, falamos do nosso Rio Paraíba, fomos no quadrilátero do Liceu, onde temos o Liceu de Humanidades de Campos, Vila Maria, Jardim do Liceu e o prédio da Câmara Municipal de Campos. O grupo vai visitar a principal fábrica de chuvisco e goiabada cascão do município e, também, o Museu Histórico de Campos, na Praça São Salvador”, explica o guia turístico da subsecretaria de Turismo, Everaldo Reis.
O agente de turismo, Orlando Machado, que trouxe o grupo a Campos, disse estar encantado com a cidade. “Estamos tendo a oportunidade de passear pela cidade, fazendo um city tour pelo Norte Fluminense, guiado pelo Everaldo. Não tínhamos noção da grandiosidade histórica que esta cidade tem. O município está de parabéns pelos arquivos históricos, mostrados pelos prédios bem conservados. Estamos felizes com essa oportunidade”, afirmou.
A professora, Marlene Correia da Silva, disse estar feliz em conhecer os prédios históricos, “Estou feliz de conhecer Campos e muito curiosa para experimentar o chuvisco, doce tradicional daqui. O passeio está sendo muito bom. É uma cidade muito agradável”, acrescentou.
CAIS DA LAPA
Everaldo conta que a revitalização do Cais da Lapa, local que vai receber a subsecretaria de Turismo, vai dinamizar o setor. “Com a revitalização do Cais da Lapa e a presença da nossa sede lá, vamos, com certeza, promover um “boom” no turismo, vamos estar mais presente e mais acessível, em especial para os visitantes, que vão ter mais acesso ao que temos de melhor e mais bonito. O projeto do prefeito Wladimir Garotinho, junto à subsecretaria de Turismo, vai promover a valorização do nosso turismo. Vamos desenvolver eventos, aproveitando o potencial que o rio tem, como por exemplo retorno das apresentações de remo, prática que já foi tão valorizada”, finalizou.