Verão 2023 foi sucesso de público, segurança e fomento à economia do Farol

geral

O sucesso da edição deste ano do Verão de Todos Nós tem como ingredientes um conjunto de fatores que contribuíram para uma temporada de alegria, segurança e fomento à economia local. Segmentos ligados ao turismo, como bares, pousadas, hotéis, restaurantes, padarias e comércio em geral, registraram grande movimento durante a temporada, quando os visitantes foram atraídos pela programação elaborada pela Prefeitura de Campos, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, e o SESC-RJ. O empresário Odirlei Rodrigues, do Alambique do Leley, um dos mais conhecidos e frequentados restaurantes do Farol de São Tomé, estima que, este ano, o movimento foi 80% maior, se comparado aos anos anteriores, superando ás expectativas que o levaram a contratar mais 16 funcionários.

– O verão foi show. Muito bom mesmo, com casa cheia todo final de semana. Em alguns, tivemos fila de espera. A volta dos trios-elétricos, aos domingos, trouxe de volta as famílias para o nosso verão. Tivemos um público muito bom nesta temporada. Foram dois anos de pandemia e, este ano, as famílias queriam sair e aproveitar -, destaca o empresário.

Leley trabalha com cardápio variado e a premiada cachaça Barra Velha, também muito procurada pelos visitantes. Ele conta que, este ano, teve muita procura por comida a quilo. “O restaurante tem capacidade para 420 pessoas sentadas. Em alguns finais de semana tivemos fila de espera e chegamos a servir quase uma tonelada de comida”, informa Leley, que também investiu no restaurante durante a pandemia, criando espaços de convivência ao livre e uma cascata, que vem sendo atração à parte no restaurante. 

– O prefeito Wladimir Garotinho está de parabéns junto ao SESC-RJ e, também, à toda equipe envolvida na organização; a equipe de segurança, como a Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública. Tivemos um grande verão no Farol – afirma Leley que, junto aos demais empresários, já começam a se preparar para o Festival de Frutos do Mar, previsto para a Semana Santa, em abril.

A presidente da Associação de Comerciantes, Hotéis e Similares do Farol (Aschom), Solange Ribeiro, reforçou que “as pousadas e os hotéis estavam lotados” e o movimento foi intenso na praia. “Foi uma temporada muito boa para todos nós: restaurantes, hotéis, bares, pousadas, quiosques, padarias e supermercados. Foi tudo perfeito. Já estamos pensando na Semana Santa. Tivemos um período que não pudemos contar por causa da pandemia, mas o movimento deste ano foi melhor do que antes da pandemia”, disse a presidente da Aschom, que também é dona do bar e restaurante Xexelentos, no Xexé. 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos também comemorou o saldo positivo da temporada. “Toda organização foi pensada para garantir o sucesso da temporada e movimentar a economia local. Farol tem um grande potencial e recebe, também, durante o ano, trabalhadores offshore, graças ao Heliporto do Farol e, ainda, do Porto do Açu”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *