Entre os trabalhos emergenciais definidos pelo Prefeito Wladimir Garotinho para a área do Novo Jockey, bairro que será beneficiado com o programa Bairro Legal, mas que ainda apresenta problemas com alagamentos e de saneamento básico, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca iniciou nesta segunda-feira (27), a limpeza e desobstrução dos canais da região, serviço que também beneficiará bairros próximos, desde Fazenda Goiabal à Instância da Penha e Vila Manhães.
O secretário de Agricultura, Almy Júnior, e o diretor de Pesca, Eduardo Alves, acompanharam o começo dos trabalhos no bairro, que será desenvolvido em conjunto com outras secretarias, como Obras e Infraestrutura, Serviços Públicos e Subsecretaria de Iluminação Pública, em regime de mutirão.
“Começamos com a drenagem dos canais do Novo Jockey, para liberar o fluxo da água para o canal principal, o Mirandela. Todos os canais estão obstruídos por vegetação, lixo e entulho, o que acaba ocasionando alagamentos, seja quando chove muito e os canais transbordam, ou mesmo quando o nível do rio Paraíba está alto e, com o lençol freático encharcado, a água acaba saindo por ralos e bueiros. Vamos trabalhar para limpar os canais locais e desobstruir o fluxo da água para os principais, o que vai minimizar problemas de alagamentos daqui, do Novo Jockey até à Vila Manhães, na região dá Penha”, explicou o secretário de Agricultura.
De acordo com o diretor de Pesca, uma escavadeira hidráulica Long Reach, de maior alcance, será usada para fazer o trabalho. “Já verificamos uma quantidade muito grande de lixo e entulhos e isso obstrui os canais, retendo a água na região e impedindo que seja drenada para o Canal Mirandela, que há uns 15 anos não é limpo. Vamos fazer todo o trabalho, mas pedimos a colaboração da população para que evite jogar lixo nos canais e até denuncie caso veja algum tipo de descarte irregular”, falou Eduardo.
EMERGENCIAIS
Na Quarta-feira de Cinzas, o prefeito Wladimir Garotinho percorreu o Novo Jockey e o Parque Fazenda Goiabal, que vão receber obras do programa Bairro Legal por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Os serviços emergenciais e paliativos foram solicitados pelos moradores, até que as obras definitivas de infraestrutura e urbanização, previstas na parceria, sejam iniciadas.