As obras de construção do Calçadão no vão central das quatro faixas da Avenida São Fidélis, que tiveram início no cruzamento com a Rua Max Vasconcelos, no bairro do Caju, prosseguem na altura do bairro Pecuária. Os trabalhos compreendem na remoção dos dormentes, dos trilhos e das pedras que formam o leito da antiga Ferrovia Campos-Recreio (MG). Moradores aprovam a obra, que já muda o aspecto dos bairros, porque põe fim ao mato e lixo entre os dormentes, ao longo da via férrea no perímetro urbano.
No processo de construção do Calçadão, que terá extensão de 2.500 metros, máquinas e homens fazem a remoção dos materiais da via férrea (dormentes, trilhos e britas graduadas) e, em seguida, é feita a terraplanagem, a colocação de meios-fios, a construção da base com saibro e pó de pedra e assentamento dos bloquetes inter travados.
A obra, realizada pela Prefeitura de Campos, ocorre após a autorização obtida pela Prefeitura, na Secretaria de Patrimônio da União, em concordância com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária do antigo ramal ferroviário que ligava Campos às cidades mineiras de Recreio, Cataguazes, Leopoldina, Ubá, Barão de Camargo e Belo Horizonte.
Os moradores não escondem a felicidade por serem beneficiados com a obra que vai contemplar os bairros do Caju, São Clemente, Comunidade da Baleeira, Parque Leopoldina, Pecuária e Nova Brasília.
MORADORES APROVAM A OBRA
“Eu nasci na comunidade e moro há 62 anos próximo da linha do trem. Nem eu nem nenhum outro morador imaginou que um dia a comunidade fosse receber uma obra tão importante como esse Calçadão. Dá uma alegria forte na gente, porque demonstra que as autoridades se importam com a gente. Esse Calçadão melhora nossa vida, porque acabou com o lixo, com os entulhos e o mato que há muito tempo existia ao longo da linha do trem, que já não passa mais por aqui faz tempo. Mas o melhor é o Calçadão, que mudou a cara do lugar”, disse Rosine Alves, que aproveitou o Calçadão para pedalar no trecho concluído, antes mesmo de ser inaugurado.