Prefeita Carla Caputi prioriza qualificação Profissional em SJB, são 50 vagas para o Curso gratuito

Oportunidade

O Balcão de Oportunidades da Prefeitura de São João da Barra estará com inscrições abertas entre os próximos dias 7 e 9 para o curso gratuito de montagem de andaimes, promovido pela GNA – Gás Natural Açu, em parceria com a Firjan, Senai e poder público municipal. São 50 vagas, preenchidas por ordem de chegada. As aulas começam no dia 20 deste mês e serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, no Ciep 265 Municipalizado Profª Gladys Teixeira.

Para participar do curso, que faz parte do II Programa de Qualificação Profissional da GNA, é necessário ter 18 anos completos no ato da inscrição e apresentar comprovante de escolaridade até o 5º ano do ensino fundamental completo, além de documento de identidade original com foto, CPF e comprovante de residência recente. As inscrições podem ser feitas pelo próprio candidato ou pelo pai, mãe ou filho, desde que o responsável apresente toda a documentação de identificação solicitada (do aluno e responsável pela inscrição).

Os interessados devem comparecer ao Balcão de Oportunidades (Avenida Rotary, 783), nos dias 7, 8 e 9 de março, das 9h às 17h. Como as vagas serão preenchidas por ordem de chegada, poderão ser encerradas antes do prazo final. O objetivo, informa a GNA, é qualificar homens e mulheres, preferencialmente moradores de São João da Barra, a se prepararem para aproveitar as oportunidades de trabalho na região, bem como atender, sempre que possível e necessário, parte da demanda por profissionais para a construção da UTE GNA II, que será a maior e mais eficiente usina a gás natural do Brasil.

O II Programa de Qualificação Profissional da GNA começou em outubro do ano passado e conta atualmente com seis cursos no Açu, em Barcelos, Mato Escuro, Grussaí e Sabonete, totalizando 125 alunos em formação. Até o momento, cinco turmas já foram concluídas. Dentre todos os inscritos, 41% foram mulheres, o que permitiu a criação de duas turmas exclusivamente femininas.

A primeira edição do Programa, realizada entre 2018 e 2019, formou 330 alunos. Cerca de 70% desse total, incluindo 100% da turma feminina de soldadoras, foi contratado para trabalhar na construção da UTE GNA I, primeira usina da companhia, que entrou em operação em setembro de 2021. Além dos empreendimentos da GNA, muitos desses profissionais seguem trabalhando em outras empresas situadas no Porto do Açu.

Geração de empregos – Segundo o último levantamento da Firjan, São João da Barra foi o segundo município do Estado do Rio com maior crescimento de empregos, apenas atrás da capital. Quando comparados os saldos positivos de janeiro a novembro de 2021 (+101) com o mesmo período de 2022 (+2.544) há um crescimento significativo na quantidade de vagas ofertadas na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *