Apesar de as eleições municipais de 2024 estarem distantes cerca de nove meses, o instituto de pesquisas GPP, um dos mais importantes do país, já avalia alguns posicionamentos. Um deles tem foco em Campos dos Goytacazes (RJ), onde o atual prefeito, Wladimir Garotinho (sem partido) lidera com larga vantagem em todos os cenários.
Na consulta espontânea, Wladimir lidera, no caso de uma possível candidatura à reeleição, com 38,6% das intenções de voto; na estimulada o índice chegaria a 50,4%, projetando reeleição ainda no primeiro turno.
Pelos números apresentados, é sinalizado que a desempenho do prefeito é inflada pela sua administração, atingindo 93%, na soma de ótimo (21,78%), bom (33,8%) e regular (34,8%),
Os números mostram a capacidade de gestão de Wladimir e do seu vice, Frederico Paes, no processo de reconstrução do município, encontrado com salários dos servidores atrasados, serviços públicos paralisados, saúde sucateada, educação reprovada, em um cenário de caos e desesperança.
Apenas 3,3% avaliam como ruim e 5,5% como péssimo (dando uma avaliação negativa de somente 8,8%). A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de março e ouviu 600 pessoas, a margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos.
Na avaliação com vista às próximas eleições, o candidato a deputado federal não eleito no ano passado e derrotado por Wladimir no segundo turno em 2020, Caio Vianna, vem em segundo lugar, com 18,1% das intenções de voto; enquanto o presidente na Câmara Municipal, Marquinho Bacellar, tem 5,8%.
Na sequência, aparece o deputado estadual Thiago Rangel (2,9%), um possível candidato do PT (2,6%) e Carlos Victor Carvalho (CVC), líder do Movimento Direita Campos, tecnicamente empatado dentro da margem de erro; nulos foram 9,7% e não Sabem 8,2%.
Wladimir Garotinho analisa com tranqüilidade os números: “Acreditamos que estes números refletem o resultado de tudo que temos feito desde o nosso primeiro dia de governo, com a busca de parcerias e o investimento criterioso dos nossos recursos nas mais diferentes áreas e em toda a extensão do município ao mesmo tempo”.
O prefeito pontua que governa com ajuda dos servidores e do povo: “em dois anos, demos uma nova cara ao município, que voltou a sorrir, voltou a ter esperança e a viver dias de maior prosperidade, porque estamos gerando empregos, fazendo o dinheiro circular e dando melhores perspectivas e boas expectativas para a população”.
“Que o povo esteja certo de que tudo isso é apenas o começo; porque temos ainda muito mais a oferecer”, projeta Wladimir que, segundo a pesquisa, consegue uma distância de 22,8% de todos os demais candidatos somados.