Com o objetivo de homenagear mulheres que vêm se destacando no município de São João da Barra, a Câmara Municipal vai promover, no próximo dia 30, às 19h, a outorga do Diploma Mulher Cidadã Narcisa Amália, na qual cada vereador indica uma pessoa para receber a comenda. A solenidade também é marcada pela entrega da Medalha Narcisa Amália e, desta vez, o Legislativo vai prestar a homenagem a Sandra Cristina Ribeiro Pourbaix Monteiro, que é responsável por várias ações sociais relevantes no município.
– Estou me sentindo muito honrada, prestigiada com essa homenagem e agradeço muito à Câmara de Vereadores por todo esse reconhecimento – ressalta Sandra, que é filha de Emílio Francisco Pourbaix e Dilma Ribeiro Pourbaix. Ela nasceu em Campos dos Goytacazes e viveu sua infância, com seus seis irmãos, no distrito de Tocos. Foi ali, inclusive, que iniciou seus estudos, na Escola Estadual Almirante Barroso. Mais tarde, fez o curso de Formação de Professores, no Instituto Nossa Senhora das Graças, e lecionou por algum tempo.
Sandra é esposa do empresário Ari Pessanha Monteiro, seu primeiro namorado. Eles se casaram no dia 13 de maio de 1979 – dia de Nossa Senhora de Fátima, de quem é devota. Da união matrimonial, nasceram: Nubia, Cecília e Gustavo. Muito dedicada à família, Sandra conta que adora estar perto dos seus netos: Otávio, Antônia, Suzana, Giovana e Valentina.
Com seu jeito simples, reservado e com um coração generoso, ela tem como principal causa, a necessidade humana. Junto ao estilo solidário do marido, arquiteta e constrói diferentes ações de responsabilidade social – inúmeras delas, no município de São João da Barra, como por exemplo, doação de cestas de alimentos e brinquedos em eventos e ocasiões diversas.
Outro destaque da relação de sua família com São João da Barra foi a aquisição, em 1992, da Fazenda Santa Maria, localizada à margem direita da BR-356, em Degredo. O belo casarão histórico, com muitas janelas, era a antiga sede da Fazenda Degredo e foi construído pelo major José Alves Rangel, o Barão de São João da Barra. O imóvel foi todo restaurado e mobiliado, buscando preservar ao máximo tudo o que pudesse remeter ao passado. Ganhou, inclusive, uma capela onde foi realizado o casamento de suas filhas e o batizado de seus netos.
Sandra conta que é uma pessoa de muita fé, sempre gostou de ajudar os outros e tem um carinho especial por São João da Barra, que a acolheu muito bem. Ela está sempre presente, por exemplo, nas missas dominicais em Degredo e Cajueiro. Aliás, sua família é conhecida por ajudar na reforma e construção de muitas igrejas no município. Sandra e Ari são, também, responsáveis pela doação da sede do Clube da Terceira Idade Maria Júlia Aquino, pela reforma do Clube Sanjoanense e pela construção da Praça de Degredo e da Associação de Moradores de Cajueiro.
O presidente do Legislativo, vereador Alan de Grussaí, lembra que o Diploma Mulher Cidadã Narcisa Amália foi instituído pela Câmara, em 2013 e esta será a nona edição. “O Diploma Narcisa Amália é uma solenidade que visa reconhecer a importância da mulher em nossa sociedade. Parabenizamos, desde já, todas as homenageadas e, em especial, dona Sandra Cristina Ribeiro Pourbaix Monteiro, por todo o carinho que tem por nosso município e pelas diversas ações sociais e religiosas que ela desenvolve com tanto zelo e carinho”, disse Alan.
Narcisa Amália – A poetisa sanjoanense Narcisa Amália nasceu no dia 03 de abril de 1852. É filha de Joaquim Jácome de Oliveira Campos Filho e de Narcisa Ignácia de Oliveira Campos. Viveu toda a sua infância em São João da Barra. Por volta dos 11 anos, sua família mudou-se para Resende (RJ). Narcisa alcançou muita projeção com seu trabalho. Publicou sua primeira poesia em 1870, no jornal O Paraybano (SJB). Lançou em 1872, seu primeiro livro de poesia, “Nebulosas”. Foi, ainda, a primeira jornalista profissional do Brasil; trabalhou em favor da mulher e das causas abolicionistas/republicanas. Narcisa Amália faleceu em 1924.