Projeto de prevenção em saúde bucal desenvolvido em SJB

Saúde

O projeto “Mais Sorriso, Mais Saúde” foi lançado em São João da Barra com ação na UBS Félix de Sá e na Policlínica Municipal, ambas na sede do município, nesta terça-feira, 4. A finalidade é promover nas unidades de saúde e espaços do município, uma vez ao mês em cada um deles, trabalho de prevenção em saúde bucal em datas estratégicas, previamente agendadas.

Nesta quarta-feira, 5, a ação acontece novamente na UBS Félix de Sá e na Policlínica e também na ESF Carrapicho. Nos três locais os horários serão às 9h e às 13h. No dia 11, será realizada na ESF Atafona, às 10h, ESF Barcelos, às 11h, e ESF Cajueiro, às 10h. No dia 19 será a vez da ESF Mato Escuro, às 10h, e ESF Açu, às 11h. Fechando o mês de abril, Centro Municipal de Cardiologia, dia 24, às 9h e às 13h, e Centro de Saúde do Pescador, no dia 27, às 8h.

A iniciativa inclui serviços de educação em saúde bucal por meio de palestras educativas, distribuição de kits de higiene oral, orientação sobre hábitos adequados de higiene bucal, além esclarecimento sobre doenças bucais e suas relações com as causadas pela inadequada rotina de cuidados com a higiene. Quando houver público infantil, haverá escovação supervisionada e aplacação de flúor.

O projeto vai abranger no decorrer do ano de 2023 as seguintes unidades de saúde e espaços: ESF Barcelos; ESF Cajueiro; ESF Açu; ESF Mato Escuro; ESF Carrapicho; ESF Atafona/Penha; ESF Nova SJB; ESF Sede; Centro de Saúde do Pescador; Centro de Práticas Integrativas; Policlínica; Ambulatório Ampliado de Saúde Mental; Apae; UBS Félix de Sá; Cmae; Centro Municipal de Cardiologia; Abrigo Raio de Luz; Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino.

– A cárie e a doença periodontal estão entre as doenças bucais com maior prevalência no mundo. São causadas pelos componentes da placa bacteriana e, prevenindo-as, evitamos que bactérias e vírus penetrem na corrente sanguínea e grandes estragos à saúde. Cuidar da saúde bucal, portanto, significa também evitar doenças sistêmicas, entre elas as hematológicas, cânceres, cardiovascular, distúrbios endócrinos – explica a coordenadora municipal de Odontologia, Janaína Naked Crespo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *