A passagem conturbada de Vítor Pereira pelo Flamengo chegou ao fim. O treinador não resistiu à acachapante goleada de 4 a 1 sofrida para o Fluminense, no último domingo (9), no Maracanã, que resultou em mais um vice para o Rubro-Negro na temporada, e teve sua saída confirmada na manhã desta terça. Ao todo, o português comandou o time da Gávea em 18 jogos, com dez vitórias, um empate e sete derrotas, o que lhe dá um aproveitamento de 57,4 %.
Desde sua chegada ao Flamengo, Vítor Pereira já causava polêmica entre os torcedores do Flamengo. O português foi contratado para substituir Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil e da Libertadores no ano passado, que teve a permanência descartada pela diretoria para 2023, mesmo com os bons resultados. Além da saída controversa de Dorival, a maneira como Vítor deixou o Corinthians, alegando problemas pessoais e fechando com o Flamengo semanas depois, também colocou uma pulga atrás da orelha dos rubro-negros.
Ao longo de sua passagem, Vítor Pereira teve a chance de conquistar quatro títulos pelo Flamengo, mas não conseguiu ter sucesso em nenhum campeonato. O treinador iniciou o ano com o vice da Supercopa do Brasil, diante do Palmeiras. Em seguida, protagonizou um vexame no Mundial de Clubes ao ser eliminado de forma precoce na semifinal, para o Al Hilal. No Maracanã lotado, viu o Independiente Del Valle-EQU levantar a taça da Recopa após vencer a disputa por pênaltis. Por fim, o terceiro vice do ano, sofrendo uma goleada assustadora de 4 a 1 para o Fluminense, após vencer o jogo de ida por 2 a 0, colocou a pá de cal no trabalho do português.
Agora, o Flamengo analisará o mercado em busca de um novo treinador. Nos bastidores do clube, os nomes do ídolo Jorge Jesus, que vive momento conturbado no Fenerbahçe-TUR, e de Jorge Sampaoli, livre no mercado desde que deixou o Sevilla, são os mais fortes. O argentino é quem mais agrada ao presidente Rodolfo Landim.
Sem Vítor Pereira, o Flamengo não terá tempo para lamentar e precisa virar a chave. O Rubro-Negro volta a campo na próxima quinta-feira (13), às 20h, contra o Maringá, em sua estreia na Copa do Brasil.