O Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, com apoio da Prefeitura de São João da Barra, realiza neste sábado, 15, o GeoDia na Lagoa Salgada, no quinto distrito sanjoanense. O evento é organizado para compartilhar conhecimentos sobre geociências em sítios com relevância científica, educativa e turística. A atividade será das 9h30 às 13h e a inscrições, gratuitas, estão abertas (aqui) até sexta-feira, 14.
A equipe que acompanhará a atividade é formada por professores e pesquisadores de universidades e do município. O evento contará, também, com uma mostra de artesanato local e com comidas tradicionais. O ponto de encontro é na Escola Municipal Berenice Caetano de Almeida (Estr. Principal s/n – Alto Cardeiro). É recomendado utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné, além de levar água e alimentos.
Localizada no limite entre os municípios de Campos e São João da Barra, a Lagoa Salgada é um raro sítio a nível mundial de ocorrência de estromatólitos recentes. Entre outras ações, o GeoDia vai abordar o que são os estromatólitos, como se formam e sua importância e, ainda, sobre a origem da Lagoa, as variações do nível relativo do mar e do complexo deltaico do rio Paraíba do Sul. A rica biodiversidade de restinga, além das histórias e cultura local farão parte dos assuntos.
O GeoDia, que está na sua 11ª edição, é realizado em comemoração ao “Día Latinoamericano y Caribeño del Geoturismo”, celebrado no último dia 8, promovido pela Red GeoLac de Geoparks de América Latina e el Caribe, com visita a um importante geossítio. São caminhadas guiadas por áreas naturais, onde pode ser entendida e observada a origem e dinâmica de sistemas relativos ao meio abiótico do planeta.