Secretária de Saúde, Arleny Valdés Fala Sobre o Avanço na Saúde no município de São João da Barra.

SJB

O Podcast O Fiscal do Povo, realizou um bate-papo com a Secretária de Saúde, Arleny Valdés, onde foi conversado, sobre o avanço na saúde do município, tirando dúvidas da população Sanjoanense, como, por exemplo, prevenção de saúde, tratamentos, exames e diagnósticos, que aos poucos, são esclarecidos. A Secretária de Saúde, Arleny Valdés, junto a sua equipe de saúde, como assessor, secretária e outros, estão a disposição da população, e o pedido da Prefeita do Município, Carla Caputi, que quer a saúde perto do povo, é exatamente o que vem acontecendo dentro de São João da Barra. O primeiro ponto a ser esclarecido pele Secretária, foi a questão dos exames pedidos pelos médicos, onde, a Arleny Valdés disse: “90% da população, me procura para falar sobre marcação de exames, porém, vão até a mim, ainda com o exame nas mãos, então, quero deixar claro, se tem o pedido do exame nas mãos, procura a unidade de saúde da sua localidade e a regulação e peça para colocar no sistema, para poder dá entrada, pois a nossa saúde é 100% informatizada, então, tem que dá entrada para constar no sistema, para ser atendido. Os pacientes pensam, que os exames, são feitos pelo SUS, talvez ainda pelo momento pandêmico que passamos, que tudo ficou parado, exames cancelados, pelo alto risco, então, o primeiro passo é esse; procura o posto de saúde, regulação da sua localidade, anexa os documentos pedidos e peça ao profissional de saúde, para colocar no sistema e estando no sistema, o agendamento será feito.
O apresentador do Podcast O Fiscal do Povo, fez a seguinte pergunta: “Quem mora aqui no centro da cidade, pode procurar algum posto de outra localidade Sanjoanense para colocar no sistema ou só pode ser na unidade aqui do centro”? Imediatamente a Secretária de Saúde Arleny Valdés respondeu: “Excelente pergunta, mas, vamos lá, o ideal, que seja na unidade que atende o Centro de São João da Barra, para isso, por ter um número de maior população, a gente tem um posto de saúde de atenção primeira no município inteiro, isso é uma característica de poucas cidades no Interior do Estado do Río de Janeiro, existe um cadastro por área, em cada PSF e o ideal é procurar o PSF onde a pessoa mora. Priorizar o Sanjoanense nos agendamentos, custeados pelo município, o SUS é atendimento universal, muitos exames, procedimentos, são totalmente com custeio municipal, 100% pagos pela Prefeitura Municipal de São João da Barra, sem nenhum custo do Estado Federal, são exames que seria para o Estado agendar e por ser muito demorado, a gente, faz pelo consórcio e realizamos aqui dentro do município, por isso a importância do agendamento no sistema “.
Falaram também no bate-papo, sobre exames, como, por exemplo; o exame Ecocardiograma fetal é um exame de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliar a saúde do coração do bebê, ainda no útero materno, as gestantes, com esse pedido, é só procurar o Centro de Regulação, a médica já se encontra no Centro de Cardiologia a sua espera. Outro exame que foi citado, Eletroneuromiografia, o paciente teria que ir para o Rio de Janeiro para poder realizar esse tipo de exame, hoje ele é realizado no munício, basta da entrada e aguardar a sua vez. O Governo Carla Caputi, vem mudando muitas coisas no município Sanjoanense, principalmente na saúde, educação e na segurança pública, com isso, só boas novas aparecem, como o exame de CPRE – A Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é um procedimento híbrido endoscópico e radiológico. Com o auxílio de um videoendoscópio específico (duodenoscópio) é possível à identificação e observação das papilas duodenais (maior e menor), também está sendo realizado no município. Basta procurar informações, procurar os profissionais da saúde, estou na secretaria das 09h às 17 h e vamos que vamos, muitas coisas boas estão por vir, é só aguardar. Enfatizou a Secretária de Saúde Arleny Valdés que ainda afirmou na entrevista: “Quem tem problema de audição, procura o Centro de Atendimento, colocamos aparelho auditivo e tudo por conta da saúde”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *