Os próximos passos do projeto Rota Turística Regional Caminhos do Açúcar, que engloba 18 municípios da região com o objetivo de criar um novo roteiro turístico, foram discutidos em uma reunião nesta quinta-feira, 13, em São João da Barra, com a presença da equipe do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf). Representando o município estavam os secretários municipais de Turismo e Lazer, Edivaldo Machado, e de Cultura, Gilwagner Miranda, além de técnicos das duas secretarias.
O turismólogo Bruno Barcelos apresentou o relatório formulado após o workshop realizado em Macaé, no mês de março, com dados de São João da Barra e a proposta de realização do Festival da Rota Caminhos do Açúcar, que vai contar com 10 edições anuais. A primeira será realizada em São Fidélis, entre 19 e 21 de maio.
“São João da Barra já possui maturidade na quantidade de atrativos e fluxo de turistas. Aqui os eventos já acontecem e isso é um avanço significativo para a região”, pontuou Bruno Barcelos. A equipe do Cidennf contou ainda com a presença da produtora cultural Mirian Vieira e do gestor em turismo rural Edson Faes Campos.
O secretário de Turismo e Lazer, Edivaldo Machado, destacou que o consórcio tem sido um instrumento importante para a consolidação do turismo da região. “Já estamos participando do curso de aceleração dos conselhos municipais de Turismo e dos demais encontros, o que tem possibilitado um trabalho mais direcionado e efetivo no desenvolvimento do segmento como uma atividade econômica forte no município durante todo o ano”, reforçou.