Projeto Missão X

Educação

Missão X é um projeto educativo gratuito desenvolvido pelas agências espaciais europeia e do Reino Unido, facilitado pelo Centro Europeu de recursos de Educação Espacial e pelos Organizadores Nacionais voluntários.
Desde o seu início em 2011, o projeto Missão X já envolveu mais de meio milhão de estudantes em todo o mundo. Desenvolvido por cientistas espaciais e profissionais de educação física que trabalham com astronautas e agências espaciais em todo o mundo, o projeto Missão X usa a exploração espacial para inspirar os estudantes a aprenderem sobre nutrição, exercício, e espaço. Desta forma, atividades práticas são propostas para o desenvolvimento do projeto Missão X.
No Brasil, o organizador nacional é o professor e pesquisador Marcelo Souza, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. No município de São João da Barra, o projeto foi orientado pelos coordenadores pedagógicos de Ciências, Aline Marcelino, e Educação Física, Bruno Menezes.
O município de São João da Barra iniciou a parceria com o projeto Missão X e realizou três tipos de atividades práticas em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, com orientação de professores de Ciências e Educação Física. Essas atividades foram contextualizadas a partir do trabalho de um astronauta.
Este foi o primeiro ano de desenvolvimento do projeto e cerca de 90 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participaram desta fase inicial. O objetivo é realizar outras práticas com as turmas, visando o cuidado com o corpo, a saúde, além de aprendizagens sobre o Universo.
Aspectos como: participação no projeto, realização de registros de atividades, capacidade de formulação de hipóteses, foram analisados pelos professores envolvidos com o projeto na rede municipal de ensino de São João da Barra. Os dados disponibilizados pelos professores foram lançados em uma plataforma do projeto, disponibilizada por meio do endereço eletrônico https://trainlikeanastronaut.org/pt/, e computados. Os grupos de alunos recebem pontuações específicas para cada aspecto analisado por seus professores.
O grupo participante que se destacou no projeto, com maior pontuação, é pertencente à escola municipal Amaro de Souza Paes, localizada em Grussaí. O grupo, composto por 10 alunos, realizou atividades quanto ao cultivo de plantas, a partir de um contexto de vida espacial. O trabalho nesta turma foi coordenado pela professora de Ciências Patrícia Rodrigues. O grupo destaque no projeto Missão X será homenageado no 15º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, realizado no dia 28 de abril de 2023, no Instituto Federal Fluminense Campos Campus Guarus, em Campos dos Goytacazes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *