A ação de recolhimento de embalagens vazias de produtos químicos, realizada na Subprefeitura de Sabonete durante todo o dia pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Agricultura na quarta-feira, 3, resultou em 769 unidades coletadas. O destino será Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) para reciclagem ou incineração.
Desenvolvido pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Agricultura, o trabalho tem participação da Defesa Sanitária Vegetal do Estado do Rio de Janeiro, Emater-Rio e Associação dos Revendedores de Insumos do Norte Fluminense (Assinf), dentro do projeto Campo Limpo.
O objetivo é proteger a saúde da população e combater a poluição do solo e do lençol freático. Para incentivar a participação dos agricultores no projeto, a Prefeitura promove palestras de conscientização para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas das áreas rurais do município.
No quinto distrito está concentrada a maioria da produção agrícola do município. Esta é a primeira ação do ano de coleta de embalagens na região. Nas duas que aconteceram em 2022, nos meses de abril e agosto, foram 2.158 embalagens recolhidas.