Na semana que marca os 135 anos de abolição, a Rede Municipal de Educação de São João da Barra está inaugurando o Projeto de Educação Antirracista em todas as escolas públicas do município. O Projeto, que estava sendo experimentado de forma piloto desde o ano de 2020, agora alcança seu formato oficial.
Numa Educação Antirracista busca-se a ampliação de referenciais negros e combate ao apagamento histórico desses atores. Para tal faz-se necessário que a escola seja um espaço de reflexão e debate, de pesquisa e de produção de material que fomente o respeito, equidade, igualdade e a justiça.
Serão utilizadas práticas pedagógicas buscando apresentar aos alunos, outras referências que demonstrem a diversidade e a riqueza da contribuição de negros e negras para a formação e o desenvolvimento do Brasil, partindo dos seguintes questionamentos: 1) Se existe história, foi o continente europeu o único quem a construiu? e 2) O único conhecimento relevante é o conhecimento produzido pelo ocidente?
A escravidão e a colonização negaram a outros povos a capacidade de produzir cultura, conhecimento, de ser sujeito relevante na construção histórica, situação que o pós-abolição não resolveu.
O município aderiu ao Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial, fazendo parte das cidades antirracistas compostas por cerca de 24 cidades do estado e agora dá mais esse importante passo no enfrentamento das desigualdades étnico-raciais.