A Prefeitura de São João da Barra, contínua com vacinação contra a Febre Aftosa, para bovinos de todas as idades, além disso, a vacinação contra manqueira também é oferecida para bovinos de até dois anos.
FEBRE AFTOSA: É uma doença, altamente contagiosa, porém, o estado do Rio de Janeiro possui a posição zerada, totalmente livre desta doença, e, para manter assim, deve – se, continuar vacinando, e, justamente por isso, a vacinação é obrigatória, podendo o produtor está sujeito a multa e interdição da propriedade, em caso de não vacinação do rebanho.
MANQUEIRA: Causa uma alta mortalidade nos animais jovens, e, é endêmica na região.
A Secretaria Municipal de Agricultura, quer atingir o índice vacinal de 100%. O Secretário da Pasta, Carlos Alberto de Sá Viana, disse: “Os produtores que possuem um rebanho acima de 170 cabeças de gado deverão adquirir as vacinas, imunizar seus rebanhos e declarar a vacinação nos postos de defesa agropecuária”.
Com isso, o Governo Carla Caputi, visa ajudar o pequeno produtor Sanjoanense, oferecendo, vacinação de Febre Aftosa e Manqueira de forma gratuita, realizada por profissionais capacitados, que seguem protocolos de segurança para garantir a eficácia da vacina e a saúde dos animais, a vacinação acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h, pelo telefone (22) 3199-9631 – ramais 384 e 391; pelo WhatsApp (22) 99942-0145 e (22) 99751-0556, é só agendar, ou comparecer nas salas da Secretaria Municipal de Agricultura na Prefeitura, na sede do município, ou na Subprefeitura, em Sabonete.