Usuária do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, a ex-moradora de rua, Jocilene Nascimento, deu à luz aos dois meninos gêmeos recém-nascidos, o Luis Miguel e Luis Henrique, que nasceram na última terça-feira (22) no Hospital Plantadores de Cana. Durante visita, a primeira-dama Tassiana Oliveira, acompanhada de assistente social, Maria Júlia Eccard, entregou dois kits do programa social “Mãe Coruja”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.
Os kits são compostos por uma bolsa, mochila térmica, mamadeiras, trocador, macacão longo e curto, body com manga e sem manga, casaquinho com capuz, toalha de banho, edredom, meias de algodão, luva e banheira. Todo material o servirá para ajudar no enxoval dos primeiros meses de vida das crianças.
“É muito gratificante saber que estamos trabalhando e contribuindo para garantir os direitos dessa família linda e de muitas outras. Muitas mães não podem, por diversos motivos, montar o enxoval dos seus bebês. Com o Mãe Coruja, a gente consegue mudar essa realidade de alguma forma”, disse a primeira-dama.
Os bebês nasceram de parto normal e passam bem. Luis Miguel recebeu alta junto com a mãe.
Já o Luis Henrique permanece na unidade, na UTI Neonatal, para observação até ganhar mais peso. Com os gêmeos, a família da Jocilene e do Luis Fernando, que é seu marido, cresceu ainda mais. Os dois já têm outros sete filhos.
Segundo o secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, já foi concedido o Aluguel Social, já que a moradia da família era em uma banca. “Eles são acompanhados pelos nossos técnicos que de forma permanente realizava a abordagem social, e depois de um trabalho estruturado, logramos êxito e estamos garantindo o direito da família”, explica Rodrigo.
No HPC, que é referência em maternidade e no atendimento a mulheres que tiveram bebês recentemente, a mãe dos gêmeos já realizou o procedimento de laqueadura, que é uma cirurgia contraceptiva que impede a mulher de engravidar novamente.
Toda a família frequenta, diariamente, o Restaurante do Povo, equipamento do município que oferta quatro refeições às pessoas que vivem em vulnerabilidade social.
“Os equipamentos municipais de assistência trabalham juntos. Assim, a gente consegue transformar vidas. Foi o que aconteceu com essa família. Com carinho, respeito à história e responsabilidade, essa família pode voltar a ter dignidade”, disse a subsecretária adjunta de Desenvolvimento Humano e Social, Grazielle Gonçalves.
Programa Mãe Coruja
Lançado pela Prefeitura em 2022 para beneficiar gestantes ou mulheres que tiveram filhos há pouco tempo, o Mãe Coruja já beneficiou cerca de 2.000 mães. Para ter direito ao benefício, a gestante deve ser moradora do município, estar inscrita ou se inscrever no ato do requerimento no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, e ser referenciada nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da área onde reside. As entregas dos kits estão sendo feitas por equipes técnicas, a partir do sétimo mês de gestação.