A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, entregou nesta terça-feira (30), 210 kits enxoval do Programa Mãe Coruja. O evento, realizado no Palácio da Cultura, marcou o encerramento das ações em alusão ao Mês das Mães. Na ocasião foi servido um café da manhã especial para as beneficiárias.
“Eu estou muito feliz de receber, porque chegou na hora certa, falta pouco para meu filho nascer e vai me ajudar muito” disse a beneficiária Maria Carolina Cardoso, moradora do IPS, que está há duas semanas do nascimento de Gael, seu primeiro filho.
Presente no evento, a primeira-dama Tassiana Oliveira lembrou de como surgiu a ideia de criar o programa. “O Mãe Coruja surgiu por causa de uma visita ao Restaurante do Povo, em um dia que Wladimir quis ir visitar o equipamento para ver como estava o funcionamento, almoçar lá para ver se a comida estava boa. E uma gestante que já estava quase tendo o bebê me abordou dizendo que não tinha nada de enxoval. Eu fiquei muito impactada com aquela situação, tentamos ajudar aquela mãe junto com a equipe do Restaurante e, a noite, conversando com Wladimir, veio a ideia de criar o programa. E é assim que se faz a assistência, no nosso dia a dia na rua, em contato com as pessoas que conseguimos entender as necessidades de cada um”, disse.
A adesão ao programa acontece a partir do 7º mês de gestação, com o objetivo de atender gestantes em situação de vulnerabilidade social, referenciadas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O kit enxoval é composto por bolsa mochila, mamadeiras, trocador, macacão longo e curto, culote sem pé, body com e sem manga, casaquinho com capuz, cueiro, toalha de banho, edredom, meias de algodão, luva e uma banheira.
“O Mãe Coruja é a realização de um sonho, foi pensado com muito carinho. Nós estamos gradativamente reconstruindo a assistência social no município e retornando com os programas. Hoje tem o Cartão Goitacá, o Mãe Coruja, o pagamento do Aluguel Social em dia, entre outros benefícios para atender quem realmente precisa”, destacou o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.
Luana Nascimento, moradora de Mineiros e mãe da Luna, de 2 meses, elogiou a qualidade do kit enxoval. “Tudo que vem nesse kit vai ajudar muito, porque muitas mães, famílias, não têm como comprar essas coisas. Para mim é motivo de felicidade poder ganhar esse presente”, afirmou.
O evento contou com a participação da equipe do Programa Criança Feliz, que está em fase de implantação no município. Na oportunidade os profissionais apresentaram o programa, criado pelo Governo Federal, com o objetivo de estimular o desenvolvimento infantil, atendendo crianças de zero a seis anos de idade, através de visitas domiciliares.
A subsecretaria de Justiça e Assistência Judiciária, ligada à secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, também participou da entrega e apresentou para as beneficiárias os serviços de assistência judiciária oferecidos de forma gratuita. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Baronesa da Lagoa Dourada, 165, no Centro. O atendimento é feito por agendamento através do WhatsApp (22) 99988-1378.
A Secretaria de Saúde também marcou presença no evento, com a oferta de aferição de pressão para as gestantes. Participaram da entrega a diretora de Proteção Social Básica, Paloma Campos, e a subsecretaria de Justiça e Assistência Judiciária, Danielle Campos.